O basquete tenta recuperar seu lugar na preferência dos brasileiros

Já na década de 80, o basquete era o segundo esporte favorito dos brasileiros, e após ser rebaixado por quase quatro décadas, este esporte busca desbancar o vôlei e retomar o seu lugar privilegiado.

Fonte: Pexels.com

Brasil ama o basquete (depois do futebol)

A geração de prata do basquete brasileiro, que contava com nomes como Oscar Schmidt e conseguiu ser vice-campeã nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, desencadeou um boom no interesse dos atletas brasileiros, inspirando as estrelas que representam o país na NBA. Jogadores como Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão são os atletas que impulsionaram o atual boom do basquete no país, duas décadas depois. Conforme apresentado pelo site estatístico http://www.iboperepucom.com/, o basquete da NBA avança entre os esportes com maior interesse no país, apresentando um crescimento de 17% apenas entre 2016 e 2017.

De acordo com essa análise, 21,1 milhões de brasileiros (27% da população total do país) se declaram fãs da NBA, e 81% deles confirmam acompanhar todos os jogos da temporada regular, e não apenas os playoffs, acompanhado a liga americana principalmente através de canais de TV a cabo, e assim demostrando sua lealdade a este esporte. As equipes da NBA com mais fãs brasileiros são o Chicago Bulls, com 29% da preferência dos entrevistados, seguido pelos Los Angeles Lakers (16%), Cleveland Cavaliers (13%) e Golden State Warriors ( 12%).

continua depois da publicidade

A exposição do basquete no Brasil

O crescimento do acompanhamento da NBA dentro do Brasil vai de mãos dadas com um aumento na exposição e participação ativa desta liga em sites como a plataforma de apostas esportivas https://www.betfair.com/br, onde aspectos como o novato do ano, o jogador mais valioso da temporada regular e, claro, a provável equipe campeã da temporada são analisados.

Além disso, o constante desenvolvimento e exposição que a liga nacional recebe dentro do país também ajuda o basquete a crescer no Brasil. A liga de basquete profissional do país (Novo Basquete Brasil), continua a ganhar mais espaços dentro da mídia, e desde sua fundação em 2008, tem se concentrado em acompanhar o trabalho dos maiores representantes do esporte, para desenvolver as novas gerações de estrelas do basquete brasileiro.

O site de esportes http://www.espn.com.br/ refere-se a isso ao pedir a opinião dos ícones do basquete brasileiro sobre como impulsionar esse esporte no país, e o ponto de referência, é o desenvolvimento da base para o futuro desse esporte. Figuras históricas do basquete brasileiro como Tácito Pinto Filho, Wlamir Marques e Maria Helena Cardoso, acreditam que, concentrando esforços nas categorias de base do NBB, será possível desenvolver o esporte no curto prazo e encontrar mais jogadores brasileiros que se tornem protagonistas do mais alto nível no basquete mundial.

Fonte: Pixabay.com

Nomes como LeBron James, Stephen Curry ou James Harden buscam alcançar os mesmos níveis de idolatria que Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Neymar Jr. têm no momento no Brasil. Graças ao trabalho constante na promoção do basquete no país, esse esporte está muito próximo de desbancar o vôlei e recuperar seu segundo lugar como favorito dos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo