Espaço Pedagógico e Psicopedagógico realiza III Caminhada de Conscientização do Autismo

191
O Espaço Pedagógico e Psicopedagógico (EPP) realizou em São Raimundo Nonato-PI a III Caminhada de Conscientização do Autismo. A data é lembrada mundialmente em alusão ao dia do Autismo, onde vários países realizam eventos com os principais objetivos de difundir informações, extinguir preconceitos e apoio a inclusão dessas pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
De acordo com o Manual do DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) os critérios diagnósticos para o TEA incluem déficit na comunicação e interação social, e, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Os sintomas estão presentes desde o inicio do desenvolvimento e causa comprometimento significativo no desenvolvimento, social, ocupacional e outras áreas de funcionamento (American Psychiatric Association- APA, 2013).
Na programação desse ano a equipe EPP organizou dois grupos de discussões e trocas de experiências em forma de roda de conversa: um grupo coordenado pelos psicólogos e terapeuta ocupacional da equipe especialmente para os familiares, e outro grupo coordenado pelas psicopedagogas e fonoaudióloga incluindo os educadores desses indivíduos com TEA. Em seguida saíram em uma caminhada partindo do EPP em direção a Praça do Relógio.
Segundo Loana Negreiros, sócia/proprietária do Espaço, o evento foi realizado com uma programação pensada especialmente para os educadores e familiares dessas pessoas com o transtorno. “Lidamos diariamente com esse público. Sabemos das suas dificuldades, por isso planejamos um dia para que eles se sentissem acolhidos por nós.”, afirma.
“Devemos frisar a importância do diagnóstico precoce. Os professores, principalmente da Educação Infantil, precisam estar informados e atentos para os principais sinais do Autismo para que assim possam estar alertando aos pais sobre os possíveis atrasos no desenvolvimento dessas crianças. E para isso, precisam estar em constantes capacitações e estudos para que saibam, na prática, como lidarem com esses casos dentro da sala de aula. A Inclusão é um direito de todos e as escolas devem estar preparadas para receber essas crianças, realizando as devidas adaptações para o melhor desenvolvimento escolar.”, diz Deborah Dias, fonoaudióloga da equipe.
Para esse evento de 2019 a equipe contou com o seguinte apoio: Orthocenter, 13ª Gerencia Regional de Educação, Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato que atendeu ao pedido com o patrocínio do carro de som para acompanhar na caminhada e a iluminação na cor azul na Praça do Relógio no dia do evento; e a Coordenadora da Atenção Básica do município Francisca Castro.
Os profissionais que compõem a equipe do Espaço Pedagógico e Psicopedagógico são: Ana Karenina Oliveira – psicóloga, especialista em Análise do Comportamento; Claudia Dan – terapeuta ocupacional, especialista em Psicomotricidade; Deborah Dias – fonoaudióloga, especialista em Linguagem; Fagner Nascimento – psicólogo, pós-graduando em Prevenção e Pósvenção ao Suicídio; Kerla Rocha e Loana Negreiros – pedagogas, especialistas em Psicopedagogia. Estão localizados a Rua Aniceto Cavalcante, nº 136, bairro Aldeia, em frente ao SAMU.
Contato: (89) 98109-8902.

Deixe sua opnião