Com a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe em Teresina, iniciada nesta quarta-feira (21), a imunização passou a estar disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, conforme anunciou a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Apesar da ampliação do público, muitas pessoas ainda têm dúvidas se pode de tomar a vacina enquanto estão gripadas ou com algum sintoma gripal.
Segundo o infectologista Luciano Mourão, é necessário cautela nesses casos. “Se um paciente que esteja gripado ou se recuperando de uma gripe não é aconselhável que tome a vacina da gripe, porque ele estará com seu sistema imunológico enfraquecido. O organismo já estará combatendo o próprio agente causador da gripe, que é o vírus influenza. Então, se ele for vacinado nesse momento, haverá uma sobrecarga de estimulação sobre esse sistema imunológico”, explica o especialista.
A recomendação é aguardar a melhora do quadro clínico para receber a vacina com segurança. Casos específicos devem ser avaliados por um médico. “A orientação é que a pessoa aguarde uma melhora clínica para, posteriormente, poder ser vacinada. Qualquer dúvida que o paciente tiver, deverá procurar um médico, para que este possa fazer uma avaliação e, então, liberar a vacinação sem nenhum tipo de preocupação”, acrescenta Mourão.
A vacina da gripe disponível na rede pública é trivalente e protege contra os principais tipos de vírus influenza em circulação no país, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A imunização tem como foco reduzir internações e mortes relacionadas à gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.