HU-UFPI realiza procedimento minimamente invasivo para tratar doenças da coluna

Técnica inédita no SUS do Piauí proporciona menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh) iniciou hoje (13) a realização de cirurgias de coluna pela técnica de endoscopia biportal, inédita no SUS do Piauí. Foram dois procedimentos nesta data e outros dois serão realizados amanhã (14), totalizando quatro intervenções.

Diferente das abordagens tradicionais, a endoscopia biportal tem aplicação mais ampla: trata não apenas hérnia de disco, mas também estenose de canal lombar (estreitamento do canal vertebral), listese (escorregamento entre vértebras), compressões por osteófitos – popularmente conhecidos como “bicos de papagaio” –, casos que exigem artrodese com colocação de “cage” (estrutura que substitui o disco intervertebral e estabiliza a coluna) e até procedimentos de biópsia de tumores ou cistos, antes possíveis apenas por cirurgia aberta.

Segundo o neurocirurgião Jackson Daniel Sousa, o HU-UFPI já vinha utilizando a técnica de endoscopia uniportal, mas agora amplia as possibilidades com a biportal.

“É literalmente a utilização de dois portais, um para a câmera e outro para os instrumentos cirúrgicos. Isso garante maior acesso às áreas da coluna. Antes dessas técnicas, as cirurgias exigiam incisões maiores e mais agressivas ao tecido, aumentando o tempo de recuperação e a dor no pós-operatório”, explica.

Entre os pacientes atendidos está Francismendes Alves da Silva, 49 anos, pedreiro, afastado do trabalho há três meses por conta de dores intensas.

“Começa no espinhaço e vai até o calcanhar. Chega a adormecer os nervos, dá choque na perna, câimbra e formigamento. Essa dor me acompanha há dez anos, mas agora ficou insuportável. Fiquei acamado, cheguei a chorar de dor”, relata.

O caso de Francismendes é de lombociatalgia direita crônica, dor que inicia na região lombar e irradia pela perna, seguindo o trajeto do nervo ciático. Essa condição pode ser causada por hérnia de disco, estreitamento do canal vertebral ou outras alterações da coluna.

Com a nova técnica, ele deve ter menos dor e sangramento no pós-operatório, menor risco de infecção e retorno mais rápido às atividades, reduzindo a dependência de medicamentos.

Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo