Estudo aponta vinte mortes por dia em média no mês de março no Piauí

Números analisados e divulgados pela Universidade de Washington nos Estados Unidos, informa que o Piauí terá o pico da média de mortes por Covid-19 em março deste ano. Técnicos piauienses analisaram os números e explicaram quais as projeções para as próximas semanas no estado.

Confira abaixo a fala do pesquisador Emídio Matos, sobre os dados do estudo feito pela universidade americana, que mostra, no pior cenário, o Piauí com a média de 20 mortes por dia pela Covid-19.

“A Universidade de Washington tem feito projeções sobre a pandemia de Covid-19 para o mundo inteiro que mostram um cenário preocupante para o estado do Piauí com um aumento ainda maior do número de casos nas próximas semanas e no final desse mês, por volta do dia 26 de fevereiro, terá um aumento na ocupação de leitos clínicos e de UTI, o que preocupa bastante dada a dificuldade de expansão de leitos, sobretudo no interior do estado, pelo adoecimento dos profissionais, pela dificuldade histórica e vazio assistencial que a gente tem no interior do estado e também mostra ali pelo dia 8 de março um pico de óbitos nessa nova onda aqui no Piauí, a gente atingindo num pior cenário 20 óbitos em média por dia”, disse o pesquisador.

continua depois da publicidade

Testes em Teresina

Nos centros de testagem da Covid-19 em Teresina, as vagas são limitadas. Os últimos monitoramentos dos órgãos de saúde mostram um contexto atual de aumento de casos e chama atenção tanto da população quanto das autoridades, não somente com a realização de testes que direcionam o tratamento adequado caso seja confirmado algum caso de Covid-19, mas também redobrar a atenção com as medidas de proteção.

O apelo por mais atenção é feito pela Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), a presença da variante Ômicron tem provocado aumento dos casos. Dados do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), referente a sexta semana epidemiológica mostram a taxa de positividade por RT PCR em 7,3%, um aumento preocupante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo