Acompanhe ao vivo o Debate com candidatos ao Governo do Piauí

Críticas à Saúde e Educação marcaram o início do debate na TV Cidade Verde entre os candidatos ao Governo do Estado. O primeiro candidato sorteado, Fábio Sérvio (PSL), prometeu acabar com a interferência política na indicação do secretariado e disse que “há mais gente trabalhando administrativamente nas escolas do que professores”.

“Precisamos acabar com a interferência política. Eu estive em Paes Landim [cidade natal do governador] e a gente percebeu que há uma interferência muito forte. O que a gente tem que fazer é combater a corrupção, as indicações políticas. Tem mais gente trabalhando administrativamente nas escolas do que professores”, disse o candidato.

A pergunta de Fábio Sérvio sobre o tema Educação foi direcionada ao candidato Elmano Férrer (Podemos) que relembrou a greve dos professores e disse que a educação profissionalizante será prioridade zero, caso seja eleito. Ele defendeu ainda que os secretários tenham um perfil técnico.

continua depois da publicidade

“A Educação tem que ser prioridade zero. Com relação ao Piauí, a Educação não está sendo bem avaliada pela população, haja vista a falta de valorização da pessoa mais importante que é o professor. Acabamos de testemunhar uma  greve de 70 dias, na luta dos professores para ter o piso salarial […]”, criticou Férrer que prometeu melhorias na infraestrutura das escolas públicas.

Saúde

Na primeira rodada do debate, o candidato Luciano Nunes (PSDB) questionou a candidata Sueli Rodrigues (Psol) sobre propostas na área de Saúde. O tucano disse que a Saúde está um caos e defendeu a descentralização no atendimento público.

“O caos está estabelecido […] porque nada funciona. As pessoas que precisam de saúde pública no Piauí tem que vender o que tem para escapar em Teresina […] os hospitais regionais não têm resolutividade e as pessoas têm que vir para a Capital. Teresina tá carregando a saúde pública do Piauí nas costas sozinha e por isso estamos propondo a descentralização do serviços de saúde […] com quatro hospitais de urgência no interior”, disse Nunes.

Em resposta ao tema proposto, a candidata Sueli Rodrigues (Psol) propôs a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos no SUS, os melhores serviços e equipamentos, mas precisamos também melhorar a prestação de serviço. Não dá continuar concentrando tanto em Teresina, sem atendimento adequado nos hospitais regionais e nas pequenas cidades. É atender as necessidades no tempo necessário. As pessoas estão levando de quatro a seis meses para ter uma consulta”, criticou a candidata.

Graciane Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo