No coração do semiárido piauiense, um espetáculo musical espera encantar o público, celebrando a rica fauna brasileira e a cultura do país. Intitulado “Onça Rainha”, o show combina elementos do clássico filme infantil “Rei Leão” com a vibrante diversidade animal do Brasil. A ópera Ato Onça Rainha será o espetáculo principal da 6ª edição do festival Ópera da Serra da Capivara, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, às 19h no anfiteatro da Pedra Furada da Serra da Capivara.

O espetáculo “Onça Rainha” mergulha nas profundezas das florestas tropicais do Brasil para destacar a diversidade e a beleza de sua fauna. Inspirado pelo exuberante ecossistema brasileiro, o show apresenta uma narrativa que gira em torno de uma onça-pintada, que após 12 anos em cativeiro deseja se aventurar através das matas, mas é detida pela mãe, que faz de tudo para proteger sua filhote e deve honrar com seu destino de se tornar a “Onça Rainha”.
De acordo com Tamires Sousa, a atriz que interpreta a pequena onça aventureira, o musical não apenas entretém, mas também educa o público sobre a importância da conservação ambiental e da preservação da biodiversidade. Através da história, o espetáculo promove uma reflexão sobre os desafios enfrentados pela fauna brasileira e inspira uma maior responsabilidade ambiental entre os espectadores, especialmente os mais jovens.
“A história fala sobre o Pantanal, sobre a preservação da natureza, sobre o cuidado com os animais, sobre o que está acontecendo hoje com o mundo, que estão queimando as plantações, as árvores e isso acaba prejudicando a gente mesmo, no nosso dia a dia”, disse a atriz Tamires Sousa.
A programação do festival Ópera da Serra da Capivara começa no dia 15 de julho com oficinas variadas e gratuitas na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, município sede do Parque Nacional da Serra da Capivara. Nos dias 22 e 23 de julho, tem início a Ópera na Cidade, com shows de Flaira Ferro e Lucas Dan, Duduca Moura e Jacurutrio, Isadora D’Lavor e Filipe Catto. As apresentações acontecem sempre às 20h e são gratuitas. Já para a opera Onça Rainha os ingressos podem ser comprados pelo site.
O evento conta com projeções gráficas, holografia e diversos elementos visuais tecnológicos, além de orquestra armorial e grupos de bailarinos da Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). O espetáculo tem direção geral de Sádia Castro e direção artística de Felipe Guerra.