Quatro homens foram flagrados caçando animais silvestres na cidade de Dom Inocêncio (PI). A 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), com base em São Raimundo Nonato (PI), informou que um cão de caça e sete tatus foram resgatados.
O flagrante e o resgate aconteceram na última sexta-feira (3) após a Polícia Militar do Piauí receber uma denúncia apontando o possível local onde os caçadores estavam na cidade de Dom Inocêncio, na região da localidade Fazenda do Meio.
Caçar animais silvestres é crime ambiental. “Diante da gravidade das atitudes ilícitas foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em desfavor dos indivíduos”, informou a 1ª CIPA, que recebeu apoio do GPM de Dom Inocêncio.
“Os tatus foram devolvidos à natureza logo após os procedimentos. O cão ficou sob os cuidados da 1ªCIPA”, acrescentou a PM-PI.
OS FLAGRAS
Conforme a Polícia Militar, os policiais fizeram “o mapeamento da área, onde as equipes de serviço se posicionaram em locais estratégicos para identificar os caçadores que cometiam crimes ambientais contra a fauna”.
“Após horas de vigilância, os policiais avistaram os nacionais de iniciais D. P. G e M. N. dos S. que surgem do meio da caatinga, trazendo consigo apetrechos para a prática de crimes ambientais (caça) e animais capturados. Em ato contínuo, após alguns minutos, os nacionais A. O. da C. e J. S. O. surgiram com os mesmos modos operantes que a primeira dupla abordada”, destalhou.
Durante o flagrante, os policiais apreenderam quatro lanternas, três peneiras, uma pá, um instrumento híbrido (pá e enxada) e quatro armas brancas (facão, do tipo “corneta”).
Sobre os animais, foram resgatados cinco tatus-verdadeiros (Dasypus novemcinctus) e dois tatus-chinas (Dasypus septemcinctus) e um cão usado para guiar na caça.