Diocese de São Raimundo Nonato sediará V Congresso Regional da Pastoral Familiar

No período de 16 a 18 de junho, acontece na cidade de São Raimundo Nonato (PI)

Publicidade

.

No período de 16 a 18 de junho, acontece na cidade de São Raimundo Nonato (PI) o V Congresso da Pastoral Familiar do Regional NE4, da CNBB. O Centro Diocesano “Dom Inocêncio” vai sediar a programação que tem como público alvo os agentes de pastoral.

De acordo com Iracema Moura que coordena a pastoral em nível arquidiocesano, o momento acontece a cada três anos e nesta edição a temática trabalhada será Família: uma luz para a vida em sociedade. “A proposta é analisar também os serviços e partilhar as experiências da pastoral em nível de Arquidiocese e Dioceses, motivados pelos ensinamentos da Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’ do Papa Francisco”, explica.

Ainda de acordo com Iracema,  o momento visa possibilitar às famílias caminhos para a vivência cristã. “Por meio da evangelização, desejamos que homens e mulheres possam transmitir os valores da fé para que assim, a Pastoral Familiar, com intensidade e vigor, tenha a capacidade de orientar a família a construir uma sociedade com princípios cristãos”, antecipa.

O Congresso objetiva despertar nos agentes a importância do ver,  julgar e agir pastoral que aprimora e consolida o planejamento de uma ação pastoral efetiva e eficaz na evangelização das famílias em prol do Sacramento do Matrimônio. “É certo que a família, em cada época, tem sua maneira de se organizar. No entanto, eu acredito que sem a família, realmente, a sociedade não caminha. É importante que formemos grupos familiares equilibrados, firmes e perseverantes, mesmo nas dificuldades da vida”, ratifica Iracema.

O Congresso oferecerá palestras, mesas redondas, painéis e testemunhos, com participação de bispos, sacerdotes e especialistas na área familiar. Entre as presenças confirmadas estão a do Padre Jorge Filho, de Minas Gerais, que é o Assessor Nacional da Pastoral Familiar. Os bispos Dom Eduardo Zielski da Diocese de São Raimundo Nonato e Dom Alfredo Schäffler de Parnaíba também irão conduzir momentos de formação junto ao público participante.

Aos interessados ,  a organização orienta a procurar os coordenadores de suas dioceses para realizar a inscrição de forma prévia. Para custear as despesas do Congresso está sendo solicitado o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).  Foram disponibilizadas 210 vagas para agentes de pastoral e do setor família das sete dioceses e da Arquidiocese de Teresina.

“Sem a família a sociedade não anda. Uma das grandes questões no mundo atual gira em torno das fragilidades das famílias. Temos muita esperança que esse Congresso possa nos ajudar a trabalhar mais pelas famílias” finaliza Iracema.

Para mais informações ligue (86) 3221-6484 / (86) 99925-3433.

Fonte: Diocese de SRN

Deixe sua opnião