Com apoio do Canadá, ensino de inglês e francês será expandido no PI

A partir da viagem do governador Wellington Dias (PT) e da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, o Piauí passará a ter, ainda este ano, intercâmbio para alunos e professores. Os alunos canadenses terão a possibilidade de vir ao Brasil estudar português e auxiliarem professores no ensino da língua francesa e inglesa.

Na visita, Wellington Dias apresentou as potencialidades do Estado a investidores de diversas áreas, além de conhecer e discutir estratégias de ressocialização. O cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra da Cruz Júnior, revelou o aspecto positivo da visita de Wellington Dias ao Canadá.

Image title

continua depois da publicidade

“Estamos muito felizes em receber o governador Wellington Dias. É um prestígio, não só para o trabalho do Itamaraty, mas para as relações Brasil-Canadá, diante do momento positivo que temos nas relações entre os dois países”, destacou Ademar Seabra. Ele ressalta que há uma coincidência muito grande entre o tipo de investimento que o Canadá já desenvolve no Brasil em outros estados com o que pode ser feito o Piauí.

O governador Wellington Dias, acompanhado da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e comitiva, se reuniu com representantes da Languages Canada, entidade oficial responsável pela promoção e difusão do inglês e do Francês no mundo para celebrar convênios, intercâmbios e programas de cooperação do Canadá com outros países na área de educação linguística. A perspectiva é que o primeiro intercâmbio já aconteça em setembro.

O acordo firmado permitirá ao Piauí poder ofertar a professores e alunos da rede pública de ensino a oportunidade intercâmbio presencial no Canadá, bem como o uso de ferramentas para a realização de aulas através de videoconferências. Além disso, alunos canadenses terão a possibilidade de vir ao Brasil estudar português e auxiliarem professores no ensino da língua francesa e inglesa.

A secretária de Educação, Rejane Dias, explicou como o programa será realizado. “Foi uma reunião bastante produtiva e, pensando na formação continuada dos professores da rede estadual, abrimos a oportunidade deles virem ao Canadá aperfeiçoar a língua inglesa. Quanto aos alunos, iremos firmar um termo de cooperação que, além do inglês, também vamos ofertar o ensino do Francês. Vamos, ainda, qualificar profissionais voltados para o turismo e ampliar a oferta no Centro de Línguas. Além disso, também iremos expandir o ensino de línguas para o interior, através da mediação tecnológica. Estamos felizes e o acordo já deve iniciar esse ano”.

O governador Wellington Dias enfatizou as alinhas de atuação da parceria destacando áreas de turismo, saúde e educação. “Aqui acertamos quatro caminhos: o primeiro com o termo de cooperação com a Seduc e o Instituto de Línguas do Piauí, objetivando que o próprio instituto possa ser uma base para o ensino do Inglês e Francês no Piauí, que, como retorno, vai proporcionar o ensino do Português para o Canadá. Segundo, onde a rede de educação estadual terá um intercâmbio com escolas do Canadá, colocando alunos de uma escola nossa para cá e uma daqui para o Piauí. O terceiro é educação a distância, onde vamos utilizar a plataforma que possuímos para levar ensino de línguas para todas as cidades do interior do Piauí e permitir condições de intercâmbio quem já compreende a língua e tem interesse em aperfeiçoar”, conclui o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo