SEMAR entrega 1,5 milhão de alevinos em municípios do Extremo-Sul do Estado

Foram contempladas a Lagoa de Parnaguá, Barragem Algodões II e Barragem Santa Cruz, em Curimatá e população de Gilbués.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) do Estado do Piauí fez a entrega de 1,5 milhão de alevinos em municípios do Extremo-Sul do estado neste sábado (10). A entrega dos peixes foi feita pessoalmente pelo secretário Ziza Carvalho, acompanhado pelo superintendente de Recursos Hídricos, Romildo Mafra, e técnicos da SEMAR. A iniciativa faz parte do Programa de Peixamento com Povoamento e Repovoamento das Bacias Hidrográficas do Estado, em que vários municípios já foram contemplados.

GILBUÉS

PUBLICIDADE

No município de Gilbués foram entregues cerca de 30 mil alevinos à população para o desenvolvimento da piscicultura. Barragens, pequenos açudes e lagoas da zona rural serão o destino final dos peixes. A entrega aconteceu na sede do Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (NUPERADE) e contou com a presença do presidente do Núcleo e secretário de Meio Ambiente do município de Gilbués, Fabriciano Corado.

CURIMATÁ

O prefeito Valdecir Júnior acompanhou a entrega de 50 mil alevinos na Barragem Vereda da Cruz, principal reservatório de abastecimento da cidade. Associados da Colônia de Pescadores, presentes no local, comemoraram a entrega dos peixes. “Isso é muito importante para os pescadores e para população em geral. A gente vai ter peixe disponível praticamente no terreiro de casa”, comentou Orison Luis Rodrigues de Moraes, pescador há 27 anos na região.

RESPOSTA IMEDIATA

Na Barragem Algodões II, que tem a capacidade de armazenamento de 240 milhões de metros cúbicos de água, a SEMAR fez a entrega de 400 mil alevinos das espécies curimatá, tambatinga e tilápia. “Nós agradecemos a iniciativa da SEMAR pelo povoamento da Barragem Algodões II. Nós tivemos uma mortandade de centenas de milhares de peixes no final de janeiro e essa ação é uma resposta imediata ao nosso problema”, comentou o prefeito Valdecir Júnior.

LAGOA DE PARNAGUÁ

A Lagoa de Parnaguá foi contemplada com 1 milhão de alevinos na tarde de sábado. Com a presença de centenas de pessoas, incluindo representantes da colônia de pescadores, os peixes foram colocados na lagoa com um grande mutirão. “Nós ficamos muito felizes com essa iniciativa da SEMAR, pois no ano passado praticamente todas as piabas foram pescadas ilegalmente e hoje quase não temos peixes na lagoa. O nosso papel agora será o de fiscalizar a pesca ilegal, feita na maioria das vezes por pessoas de fora, e impedir que os nossos peixes sejam levados”, comentou o diretor de Meio Ambiente do município, Carlos Sobral.

PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS

O município de Parnaguá também foi contemplado com a entrega de 300 mudas de árvores nativas, através do Programa Piauí Mais Verde, iniciativa que tem como objetivo com a arborização de áreas urbanas dos municípios piauienses.

O plantio simbólico aconteceu na Praça Marquês de Paranaguá e contou com a presença do prefeito Alemão, do secretário Ziza Carvalho, do coordenador do Programa Piauí Mais Verde, Romildo Mafra, do Secretário Nacional de Saneamento, Henrique Pires, lideranças políticas e comunidade.

O Programa Piauí Mais Verde também está confirmado para ser implantado no município de Curimatá, onde a principal avenida da cidade será arborizada.

Deixe sua opnião