Secretaria Municipal de Saúde realiza Levantamento de Infestação por Aedes aegypti

    A Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, está realizando o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento é uma ferramenta que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e que, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

    Essa é metodologia utilizada pelos municípios para o levantamento de índices larvários, atividade essa realizada pelos Agentes de Endemias, e realizado nos municípios com mais de 2 mil imóveis. Foi desenvolvido em 2002, pelo Ministério da Saúde, para atender a necessidade dos gestores e profissionais que trabalham com o programa de controle da Dengue de disporem de informações entomológicas de maneira mais rápida.

    O Liraa funciona da seguinte maneira: o Município é dividido em áreas menores e são sorteados, aleatoriamente, os quarteirões que serão pesquisados, identificando então a infestação na área, chamada de Estrato, e também os principais criadouros do mosquito.

    A partir da informação obtida pelo Liraa, os gestores e técnicos têm subsídios para tomada de decisão, principalmente para a priorização de áreas de atuação bem como das estratégias a serem utilizadas para eliminação ou controle dos principais criadouros da doença identificados no Estrato.

    “Durante a realização do LIRAa, as atividades de combate à Dengue e a doença de Chagas não serão afetadas, os Agentes de Endemias estarão realizando o LIRAa e as demais atividades corriqueiras”, disse o Chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Raimundo Nonato, Sillas Paz.

    Deixe sua opnião