Dia de Revitalização reúne sanraimundenses nas margens do rio Piauí

A prefeita Carmelita Castro, vereadores e populares de São Raimundo Nonato se reuniram nas margens do rio Piauí, na Av. João Dias, conhecida como avenida dos estudantes, para ajudar na revitalização do rio Piauí.

Dentre a população presente estavam crianças, jovens, adultos e idosos, que vestidos com camisas de conscientização da coleta seletiva, realizaram o reflorestamento de plantas nativas da região nas margens do rio.

No momento em que plantava, Carmelita Castro relembrava suas brincadeiras de infância nas águas do Piauí : “Costumo dizer que esse rio faz parte da minha vida e da minha história, muitas foram as brincadeiras aqui nesse local. Então ajudando no processo de revitalização, estamos plantando hoje 40 mudas de diferentes tipos, todas nativas da região”, afirmou a gestora.

O secretário do municipal do Meio Ambiente, André Landim, falou sobre o projeto que está sendo realizado no local e destacou a importância dessa atividade para o meio ambiente. “Aqui é o início do processo de recuperação desse rio, no qual realizamos a limpeza da margem, retirando matos, plantas mortas e lixo. Ainda nessa primeira etapa, fizemos o reflorestamento, plantando Oitis, Ipês, Jatobás, Umbuzeiros, Umburana e Angico. Essa ação é de total importância para que a restauração do nosso rio aconteça de forma ágil e o meio ambiente seja preservado”.

O Rio Piauí é uma extensão hidrográfica que passa por diferentes municípios da região da Serra da Capivara. Segundo a historiadora Débora Gonçalves, a revitalização desse rio faz parte da história da cidade. “Esse rio é um patrimônio do nosso município, tem grande relevância histórica, cultural e econômica para São Raimundo Nonato. Essa revitalização significa também o resgate da memória”.

Deixe sua opnião