Ciclo de palestras reforça prevenção às drogas e ressalta a importância da alimentação saudável

Os alunos da rede municipal de ensino, estão sendo sensibilizados dos males causados pelo uso de drogas e como ter uma alimentação saudável com o tema ” Drogas Por Que? e os 10 passos para uma alimentação saudável” em palestras ministradas pela psicóloga, Paula Rocha, nutricionista, Micaelly Castro e pelo coordenador municipal de juventude, Mayron Galvão que contam com o apoio dos coordenadores, diretores e professores. As palestras fazem parte da programação promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo é prevenir e afastar crianças e adolescentes da criminalidade, prestar informações sobre os malefícios das drogas, instruções para comportamentos corretos, além de orientar por uma alimentação saudável com mais verduras, legumes, frutas e proteínas.

A forma dinâmica e comunicativa a qual os profissionais conduzem as palestras prende a atenção das crianças e jovens estimulando a participação mesmo daqueles mais tímidos.

Para a psicóloga Paula Rocha, a realização das palestras aplicada junto às crianças e jovens surte efeito, pois as mesmas levam para casa uma cobrança saudável aos pais que sejam dependentes de algum vício.

Micaelly Castro, sobre alimentação saudável, destacou a importância sobre bons hábitos alimentares, com a inclusão de variedades de cardápios com frutas, legumes, verduras e carnes, priorizando a diminuição do consumo de alimentos gordurosos.

“Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação pela promoção deste ciclo de palestras. Quando esse tema é debatido nas escolas, passamos a conscientizar e informar as crianças e adolescentes de uma forma acessível a eles, numa linguagem que eles compreendam”, afirmou Mayron Galvão.

Para a secretária municipal da Educação, Nailer Castro, o ciclo de paletas tem como objetivo informar sobre os danos causados pelo uso de substâncias psicoativas. “Temos que realizar ações de prevenção junto à garotada e sensibilizá-las sobre os malefícios e as consequências que as drogas podem causar. Álcool e outras drogas são substâncias que causam mudanças na percepção e na forma de agir de uma pessoa. Os motivos que levam algumas pessoas a utilizar drogas variam muito. Portanto, as crianças e jovens devem estar cientes de que não podem dar o primeiro passo para esse problema”, explicou.

Assistiram as palestra alunos das unidades escolares: Escola Fontenele, Epitácio Alves Pamplona, Eliacim Mauriz, João Braz do Rosário, José Caetano de Sousa José Ribeiro Américo.  A programação se estenderá a todas as escolas da rede municipal de ensino.

Deixe sua opnião