Em Cristino Castro, destaque para a educação. Wellington autorizou a abertura do primeiro processo seletivo para o polo da Universidade Aberta na cidade. A data ainda não foi definida. Além do ensino superior, o governo vai implantar ensino profissionalizante nas escolas estaduais naquele município.
“É um sonho antigo especialmente da juventude. Ganham os jovens que não necessitarão mais sair da cidade para se qualificarem e ganha o mercado que terá mão de obra qualificada disponível”, destacou Joquebede Dias, liderança da região, que apresentou as solicitações acompanhada de oito vereadores do município.
O governador se comprometeu ainda com a reforma da Escola Ceia, climatização do colégio Joaquim Parente, reforma do campo de futebol, construção de caixas d’água em quatro comunidades, além do asfaltamento de 3 mil m² de ruas no Centro de Cristino Castro.
Para o município de Palmeira do Piauí, foi autorizada a aquisição de uma ambulância, com entrega prevista ainda para março. O governador autorizou ainda a execução de estudos para duas obras. Uma delas é uma escola de formação profissional para atender Palmeira e municípios vizinhos, com ensino telepresencial. Será averiguada ainda a viabilidade de construção de uma pista ligando dois lados do município, separados por um morro. A mesma via ligará Palmeira à rodovia Transcerrados.
“Será 1,5 km de ladeira. Essa ligação com a Transcerrados nos trará um importante fluxo de veículos daquela região, servindo para movimentar também a economia local”, avaliou João Emílio Lemos, líder comunitário e autor dos requerimentos.
As audiências foram requeridas pelo secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, que garantiu ainda, junto ao governador, a construção de 10 mil m² de calçamento no município de Bom Jesus. Foi autorizada ainda a tomada de orçamento para construção de 5 mil m² de calçamento em Santa Luz, além da distribuição de 50 kits de irrigação para pequenos agricultores do município.