VI Semana de Química vai acontecer no Campus Serra da Capivara

Com o tema “Biodiversidade Química: a riqueza dos ecossistemas naturais”, o Colegiado de Licenciatura em Química (CLiq) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a VI Semana de Química. O evento visa promover a conscientização acerca da importância da biodiversidade química e sua contribuição para a riqueza e preservação dos ecossistemas. A Semana é destinada aos discentes dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências da Natureza, mas podem participar aqueles que possuem interesse em temas relacionados à química e ciências. A programação do evento acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 3 de agosto.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do evento, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 através de Pix. Os inscritos no evento poderão submeter trabalhos científicos para apresentação sobre temas relativos às seguintes categorias: Química, Ensino de Química e Educação. Cada participante poderá submeter dois trabalhos como autor principal e pode participar como co-autor em três trabalhos. Os aprovados deverão ser apresentados na forma de pôster. O prazo para submissão termina dia 28 de julho. Demais informações sobre o procedimento constam no site do evento.

continua depois da publicidade

A VI Semana de Química pretende, principalmente, divulgar pesquisas e avanços na área de Química dos Produtos Naturais e da Ecologia Química e destacar suas aplicações na medicina, áreas farmacêuticas, agricultura, meio ambiente, entre outras. A programação do evento conta com minicursos, palestras, mostra científica com estudantes do ensino médio, roda de conversa sobre experiências dos grupos de pesquisa do CLiQ-Univasf, apresentação de trabalhos e atividades culturais. A palestra de abertura será ministrada por Mônica Tallarico Pupo, pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, que propõe trazer as contribuições dos seus estudos sobre a biologia química e a importância deles para a química de produtos naturais do Brasil.

Para Fernando Cruvinel Damasceno, coordenador geral do evento e docente do CLiq, a Semana de Química desempenha um papel fundamental ao apresentar à comunidade externa, especialmente aos estudantes das escolas públicas da região, uma parte da rotina e das atividades desenvolvidas nos cursos de graduação oferecidos. “O evento é importante por criar um ambiente onde os discentes dos cursos do campus possam apresentar os trabalhos desenvolvidos aqui, além de proporcionar contato com professores e estudantes de outras instituições de ensino. É um evento que busca mostrar à sociedade um pouco do conhecimento produzido no campus”, afirma.

A Semana de Química é um evento anual organizado pelo Colegiado de Licenciatura em Química da Univasf, que busca criar um espaço para discutir assuntos atuais relacionados à química e ao ensino de ciências naturais. O evento também busca proporcionar a troca de ideias e experiências entre estudantes dos diferentes cursos do campus e de instituições de ensino da região por meio da apresentação de trabalhos, mesas redondas e atividades de extensão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo