Os 60 anos de Regulamentação da Psicologia no Brasil foram homenageados nesta quinta-feira, 28 de julho, em sessão solene na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato. A ação deu andamento a uma série de eventos programados pelo Conselho Regional de Psicologia do Piauí para celebrar este marco da profissão.
A solenidade foi marcada pelo compromisso dos vereadores na apresentação do projeto de lei municipal do Piso da Psicologia, indicativo defendido tanto pelos parlamentares da base quanto os de Oposição.
Imprescindível à saúde, a Psicologia galga a valorização profissional com a aprovação da jornada de 30 horas e do piso salarial; além da implementação das (os) profissionais na rede de educação. Tais desafios foram enumerados pela conselheira presidente do CRP21,Juliana Barbosa Dias Maia (CRP21/00478).
“Somos uma profissão que é baseada na ciência, é por isso que essa data merece ser comemorada e lembrada. O dia do psicólogo é comemorado dia 27 de agosto, mas a valorização dos nossos profissionais deve ocorrer sempre, por isso estamos aqui”, disse.
A ocupação de espaços pelas (os) profissionais deu o tom ao discurso da psicóloga Lidiane Rocha. “Que possamos lutar para estarmos em todos os espaços, pois onde tem gente, precisa da psicologia”, frisou.
Presidente da sessão solene, a vereadora Katiuscia Moraes apontou que a ‘Câmara está de braços abertos para a Psicologia’. Mesmo posicionamento do vereador Rian Marcos: “Queremos assumir o compromisso de junto com vocês buscarmos o reconhecimento desta classe”, disse.
Por sua vez, o líder da Oposição, vereador Victor Paixão, disse que dará apoio à proposta do colega de Parlamento, Irmão Ivan, na apresentação e aprovação do Piso Municipal para as (os) Psicólogas (os). “Me comprometo em darmos as mãos para esse projeto ser aprovado ainda esse ano”.
A mesa de honra da solenidade ainda foi composta pela secretária de Políticas para as mulheres de São Raimundo Nonato, a psicóloga Ivana Amorim; e pelos vereadores Valdir Ribeiro, Luan Sérgio e Rosibal Ribeiro.