No Piauí, 8.397 urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições 2016. Cerca de duas mil ficarão como reserva para possíveis eventualidades. Os equipamentos já foram distribuídos para as zonas eleitorais e, a partir do dia 05 de setembro, os cartórios eleitorais receberão os 360 profissionais que foram capacitados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para os procedimentos necessários à preparação das urnas.
A partir do dia 15 de setembro, ocorrerão as audiências públicas de geração de mídia para inserir os dados dos candidatos e dos eleitores nas urnas eletrônicas. “A audiência pública conta com a participação do juiz e promotor eleitorais da respectiva zona, representantes da OAB e candidatos. Após a inseminação, as urnas serão lacradas e guardadas, ficando prontas para iniciar o processo de eleição no dia 2 de outubo”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Anderson Lima.
Nessas eleições, 70% do eleitorado piauiense votará com urnas eletrônicas com sistema de identificação biométrica, que torna o pleito mais seguro ao não permitir a fraude no momento da identificação do eleitor para a votação.