Uespi digitaliza documentos históricos de São Raimundo Nonato

Os documentos revelam uma grande riqueza material para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acadêmicas em diversos temas.

Jônatas Freitas

13502941_528376784019442_6585048682465408571_oO projeto de extensão “Catalogação e digitalização da documentação histórica de São Raimundo Nonato”, realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do campus Professor Ariston Dias Lima, de São Raimundo Nonato, e idealizado pela professora Déborah Gonçalves Silva, passou a proteger os documentos de valor histórico antes acondicionados no acervo do Fórum da cidade. O projeto é realizado em parceria com a coordenação do Curso de História e o diretor do Fórum da Comarca de São Raimundo Nonato.

O curso recebeu documentos datados entre os séculos XIX e XX, tais como: testamentos, inventários post-mortem, arrolamentos, registros de compra e venda, processos crime, cartas de alforria, dentre outros. A escolha da documentação acondicionada no acervo do Judiciário se deu, de acordo com a professora Déborah, a partir de critérios como a relevância para a História de São Raimundo Nonato e região, bem como pelo fato de estar ameaçada de extinção, devido à sua fragilidade.

“O projeto tem por finalidade desenvolver um trabalho centrado em higienizar, organizar, catalogar e digitalizar o acervo documental recolhido no Fórum de São Raimundo Nonato, para garantir a preservação da História e da Memória desta região. A primeira etapa do projeto é de resgate, higienização, diagnóstico, qualificação e catalogação dos documentos, e em seguida será realizada a digitalização e organização das imagens em banco de dados”, explica Déborah Gonçalves.

13483393_528360470687740_1397713269634466405_oOs documentos revelam uma grande riqueza material para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acadêmicas em diversos temas, tais como escravidão, comércio, relações familiares, biografias, transmissão de bens e propriedades rurais e urbanas, dentre outros. “Isso propicia aos discentes do Curso de História o contato com tais fontes que poderão subsidiar futuras pesquisas, bem como serem utilizadas em sala de aula. Além disso, o projeto fortalece a importância da digitalização para salvaguardar essa documentação e torná-la acessível”, adiciona Déborah.

continua depois da publicidade

Na mesma linha de pensamento da docente está o pró-reitor de Extensão da Uespi, Raimundo Dutra. De acordo com ele, o trabalho tem relevância não só para o Piauí, mas para todos os estudos do tipo realizados no Nordeste: “A catalogação desses documentos é de um valor imensurável para a história do Piauí e será um instrumento valioso, haja visto que a comarca naquela época funcionava na cidade mas dava conta dos mais diversos municípios da região, então todas as famílias que habitavam a região naquela época tem os registros nesses documentos”, afirma.

“É importante destacar também que os alunos do curso de História, quando se envolvem numa atividade deste tipo, estão participando de um processo formativo que ultrapassa as disciplinas curriculares que são cursadas na sala de aula, e estão vivenciando as atividades de um laboratório que torna concreto aquilo que eles estão vendo nas disciplinas de sala de aula”, finaliza o pró-reitor.

13497551_528372847353169_5935336675280063968_o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo