Os turistas de países estrangeiros que mais visitam o Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade, são oriundos dos Estados Unidos e França. É o que mostra o levantamento em que o Cidadeverde.com teve acesso sobre a visitação do parque que abriga a maior e mais antiga concentração de arte pré-histórica das Américas.
Além de turistas dos EUA (38%) e da França (19,9%), a visitação do parque recebe turistas da Alemanha (18,7%), China (12,3%) e Itália (11,1%).
Ano passado o parque, que abriga o maior sítio arqueológico do país, recebeu 36.732 turistas. Este ano, o local já atraiu 8.464 turistas.
Para atrair mais turistas, nesta sexta-feira (19), será reaberto o Hotel Serra da Capivara Resort e Convention, após uma completa revitalização. O hotel foi idealizado na década de 70 e fica localizado em São Raimundo Nonato, no coração do Parque.
De acordo com o levantamento, os visitantes dos estados brasileiros que mais procuraram o Parque Serra da Capivara são do Piauí (49,3%), São Paulo (26,4%), Pernambuco (11,3%), Bahia (7,6%) e Ceará (5,4%).
De acordo com o levantamento, os paulistas são os que mais visitam o parque quando leva em conta o município de origem da pessoa. Cerca de 37,6% dos visitantes são de São Paulo, 23,4% são de Teresina, São Raimundo Nonato (20,7%), Petrolina (9,5%) e Rio de Janeiro (8,7%). De acordo com os dados, as altas temporadas continuam junho, julho e janeiro, período de férias.
Criado em 1979, o parque tem 1.300 sítios arqueológicos catalogados pelo Iphan (Instituto Brasileiro Patrimônio Cultural). A área —de cerca de 130 mil hectares— integra o sudeste do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
As pesquisas conduzidas por Niède Guidon levantaram debates mundiais sobre o povoamento do homem nas Américas. Na década de 1980, a arqueóloga, descobridora do parque, contestou a teoria de Clovis Primeiro, que afirmava que o Homo Sapiens chegou às Américas há 12 mil anos, cruzando o Estreito de Bering. Niède Guidon afirmava ter encontrado restos humanos no parque com até 32 mil anos.
Na região, existem o Museu da Natureza e o Museu do Homem Americano, administrado pela Fundação Museu do Homem Americano (Fundham).
O governador Rafael Fonteles (PT) participa da inauguração do hotel que contará com a presença de deputados federais, estaduais e secretários, além de autoridades locais. Na oportunidade, o governador também entregará obras na região como São Lourenço, Dom Inocêncio e Dirceu Arcoverde.