Na última sexta-feira (30) a operadora de telefonia móvel TIM anunciou o fim da taxa de interconexão entre as operadoras. Isso significa que a partir do dia 1º de novembro a operadora vai deixa de cobrar tarifa diferenciada por chamadas para outras operadoras concorrentes em todas as modalidades de planos (pré, controle e pós).
A estratégia da empresa é uma maneira de lidar com a retração da economia. Antes da medida, uma chamada para outra operadora custava quarenta vezes mais do que uma ligação dentro de sua própria rede, em média R$ 1,50. Com a mudança, as chamadas para outras operadoras custarão o mesmo que uma ligação para a mesma operadora: R$ 0,25.
Segundo o CMO da TIM Brasil, Rogério Takayanagi, a empresa pretende criar uma comunidade única e de preferência com menos chips no mundo, o que implicaria em chamadas telefônicas menos caóticas.
“Nosso cliente terá uma experiência muito melhor, sem ter mais o inconveniente de precisar manter mais de um chip. Não será preciso se preocupar em gravar o nome dos parentes e amigos na agenda do celular com o ‘sobrenome’ da operadora a qual pertence a linha. Isso representa uma revolução na telefonia móvel.
A TIM Brasil foi uma das pioneiras em criar um efeito comunidade, que oferece promoções entre seus clientes a modo que incentive pessoas que façam parte de outras operadoras a aderirem.
Uma mudança de modelo de negócio está começando. As ligações entre operadoras sempre custaram caro e hoje as pessoas preferem se comunicar através da internet, já que o consumo de dados é o futuro das operadoras. Não há então a necessidade de manter alto o custo de ligação de outras operadoras.
Para novos clientes da operadora, a medida já está valendo. Os que já são usuários do serviço da TIM devem ligar para *222 ou *144 para aderir.
Fonte:GP1