O comerciante Domingos da Silva, morador de São Raimundo Nonato, contou que foi a primeira pessoa a chegar ao local do acidente em que oito pessoas faleceram na PI-140, em Itaueira, no Piauí. Entre as vítimas estão uma mãe e um bebê recém-nascido.
Dois veículos se envolveram no acidente: um carro da Prefeitura de Itaueira e um automóvel comum. O carro da prefeitura que transportava Francidalva Ferreira, o filho recém-nascido, pai do bebê, uma criança e outra acompanhante, além do motorista. A mãe, o bebê e o motorista faleceram. No outro carro haviam cinco pessoas, que também faleceram.
“O Doblô [carro da prefeitura de Itaueira] passou da gente, estava um pouco mais rápido. Ele saiu da minha vista, numa baixada, e logo em seguida me deparei com o acidente”, contou o comerciante.
Domingos contou que, ao chegar ao local, encontrou os dois carros fora da pista, e o veículo da prefeitura em chamas. O fogo se alastrava pela vegetação em direção ao outro carro, que acabou também incendiado.
O comerciante contou que conseguiu evitar que o adolescente, que estava no carro da prefeitura, e uma mulher que estava no outro automóvel, fossem carbonizados.
“A gente chegou, e tinha uma criança pedindo socorro, estava com uma perna quebrada e o fogo já estava próximo dele. Eu o peguei, levei para cima da pista. […] Depois minha sogra ouviu alguém gritando ‘Socorro!’, no outro carro. O fogo já estava chegando perto desse carro. Fui lá, tirei uma pessoa que estava falecida de dentro e depois tirei a pessoa que estava viva. Uma outra pessoa me ajudou a carregar ela para a pista”, contou.
Domingos ficou no local até a chegada das equipes de socorro, e depois deixou o local para preservar a própria família. Ele viajava de volta para casa, em São Raimundo Nonato, com a esposa, a sogra e os quatro filhos.
“Só hoje é que estou sentindo, na realidade. Na hora, com o sangue quente… só agora estou sentindo a emoção. Foi uma situação muito triste, pelas pessoas que partiram. não consegui dormir ainda. Mas a gente fica emocionado também pelas duas pessoas que a gente salvou. Essa cena infelizmente não sairá da minha mente“, comentou.
O acidente
De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, um carro bateu em um animal na pista, desgovernou-se e colidiu contra outro veículo que trafegava na pista contrária da PI-140. Em seguida, outro automóvel se envolveu no acidente. No local, foram encontrados dois carros incendiados e outro carro em uma ribanceira.
O Corpo de Bombeiros informou que, das oito pessoas mortas, sete morreram carbonizadas e uma foi encontrada morta no meio da estrada.