Teste para implantação do Enem eletrônico será realizado no Piauí

Realizarão a prova uma amostragem de alunos apenas de escolas estaduais.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará um teste eletrônico em oito escolas da rede estadual de educação do Piauí com o objetivo de analisar a possibilidade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio virtual. As provas serão realizadas na próxima quarta-feira (7) e quinta-feira (8), em escolas de Teresina.

continua depois da publicidade

A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc, Norma Ramos, explica que essa metodologia de teste eletrônico é uma nova vertente que está sendo estudada em todo o mundo. O Piauí e outros estados brasileiros fazem parte desse tipo de pesquisa.

“Este ano o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) já realizou seu teste eletronicamente e o Inep estuda a aplicação tanto do Enem como da Prova Brasil, que mede o Ideb, nessa modalidade. A Seduc está cooperando com esse estudo disponibilizando sua estrutura, computadores e seu alunado”, relata a diretora.

Realizarão a prova uma amostragem de alunos apenas de escolas estaduais escritos no Enem deste ano. O Inep enviará um auditor para cada escola participante a fim de dar o apoio necessário a boa realização do experimento.

Atualmente o Enem é a principal forma do aluno do ensino médio ingressam em uma universidade, sendo aplicado presencialmente, na forma tradicional, em todo o país simultaneamente. O teste eletrônico é um experimento que pode mudar essa forma de aplicação no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo