Tecnologia 5G começa a funcionar em Teresina a partir desta segunda-feira

A tecnologia A tecnologia 5G chega a Teresina nesta segunda-feira (19). Ao longo do dia, as operadoras de telefonia devem realizar lançamentos oficiais do serviço e apresentar aos usuários as mudanças que serão alcançadas através da nova rede.

“A partir de hoje inicia o cronograma de ativação para as três as operadoras, Claro, Vivo e Tim, que adquiriram os lotes de frequências para ativação do 5G”, explicou o gerente operacional da Anatel no Piauí, Francisco Matias.

continua depois da publicidade

A partir de hoje os usuários que possuem aparelhos compatíveis com a tecnologia já vão começar a sentir os ganhos em velocidade. Além disso, diversos serviços também devem passar por melhorias com a chegada do 5G.

“Possibilita a operação de máquinas por meio remoto, instrumentos cirúrgicos, na telemedicina, na tele-educação. Vai beneficiar não apenas o usuário comum, mas vai beneficiar industrias, empresas o agronegócio”, destacou o gerente da Anatanel

Além da maior velocidade e melhor tempo de resposta, a rede 5G também vai possibilitar uma maior capilaridade de conexões, ou seja, mais usuários vão poder utilizar o serviço, sem perdas na qualidade. “São várias vertentes que o usuário vai acompanhar ao longo dos anos”, ressaltou Francisco Matias.

Além de Teresina, outras seis capitais brasileiras recebem internet 5G a partir desta segunda-feira: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e São Luís (MA).

Natanael Souza

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo