Suspeita de fraude em pesquisa de Dom Inocêncio chega ao TRE

Durante o período eleitoral já são comuns as denúncias relacionadas a pesquisas de opinião. Nesse sentido, a Justiça Eleitoral regulamenta todos os critérios para que tais ferramentas garantam o máximo de transparência e confiabilidade em suas ações.

Um caso envolvendo suspeita de fraude em pesquisa eleitoral que vem sendo notícia no estado é o do município de Dom Inocêncio-PI, realizado pelo Instituto Census e divulgado no dia 16 de outubro. A situação veio à tona logo após a divulgação de um vídeo em que o neto da atual prefeita, candidata à reeleição, expõe como foram criadas as rotas dos entrevistadores pela zona rural do município.

Suspeita de fraude em pesquisa de Dom Inocêncio chega ao TRE.

Após a repercussão da notícia, a coligação “Dom Inocêncio voltando a sorrir” MDB e PT, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral-PI que seja deferido um o pedido para a empresa CENSUS INSTITUTO DE PESQUISAS EIRELI, disponibilize o sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes.

continua depois da publicidade

O objetivo seria confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados, com o relatório entregue ao solicitante da pesquisa e o modelo do questionário aplicado, para facilitar a conferência das informações divulgadas.

De acordo com os advogados da coligação, não cabe a oposição julgar se houve ou não o crime de fraude eleitoral pela chapa da prefeita e candidata Virginia. -“O nosso dever é de realizar a denúncia formal à Justiça sempre que existirem indícios de irregularidade e aguardar para que os fatos sejam devidamente apurados”, ressaltou um dos advogados.

A DENUNCIA

O Portal Veja SRN repercutiu uma reportagem com vídeo aonde o neto da atual prefeita e candidata à reeleição Virginia Dias, do município de Dom Inocêncio fez uma grave denúncia sobre uma possível manipulação no resultado de uma pesquisa eleitoral divulgada na última sexta-feira (16/10).

No levantamento realizado pelo Instituto Census, a candidata do progressistas aparece com 46,78% e em segundo aparece o candidato, Nenê (MDB), com 26,89% dos entrevistados, 19,89% não souberam ou não quiseram opinar.

Segundo Ismael Sousa, a pesquisa teria sido comprometida com a escolha dos entrevistados, e em vídeo ele revela como funcionou esse processo de mapeamento para a coleta dos dados. -“O coordenador do instituto Census, Ruan me procurou e a gente que escolheu quais as localidades iriam ser visitadas e a divisão das rotas para o interior. Ao todo seriam 3 motoqueiros que levariam os entrevistadores, com a tarefa de apontar as residências a serem visitadas”, relata o neto da prefeita.

Ismael Sousa ainda apresentou prints da conversa com o coordenador aonde mostra também como realizou a distribuição das localidades que o Instituto deveria visitar.

INSTITUTO REBATEU AS DÉNUNCIAS

A acusação de Ismael Sousa, disse em uma matéria do portal VEJASRN NOTÍCIAS, que escolheu casa. Não procede! Jamais iremos entregar nosso trabalho de campo a escolha de quem quer que seja. É do nosso pesquisador a decisão. Os nossos coordenadores de equipes mostram as comunidades para que os moto táxis possam traçar a rota mais viável de deslocamento para não perdermos tempo, diminuir o custo e tão pouco cansar o pesquisador que já vem de uma rotina muito cansativa de cidade a cidade.

O Instituto CENSUS tem 12 anos de mercado e nunca que iríamos usar deste expediente. Somos a melhor margem de acerto no Estado do Piauí e isso é fruto da organização de nossos profissionais que, junto ao nosso Estatístico, desenvolve plano amostral para aplicarmos em campo e ter os resultados reais e momentâneos em cada pesquisa. Ressalte-se ainda que a pesquisa é assessorada por técnicos especializados em sistemas de informação e por estatístico devidamente capacitado e autorizado para análise e validação dos resultados.

Trecho da nota assinada pelo proprietário do institudo, o Sr. Yvanilson Clarindo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo