Surto de sarna está incontrolável na penitenciária de São Raimundo Nonato

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) denunciou que 98% dos detentos do sistema prisional do estado estão infectados por escabiose, doença contagiosa que atinge a pele, mais conhecida como sarna. De acordo com vice-presidente da entidade sindical, Kleyton Holanda, os primeiros casos foram anunciados em novembro do ano passado.

“Iniciou na Major César e na Irmão Guido e hoje podemos verificar que 98% do 4.500 detentos do sistema prisional do Piauí estão infectados. Nas penitenciárias de Parnaíba, São Raimundo Nonato, Altos, Picos e outras, a situação está incontrolável. Os agentes penitenciários, visitantes, advogados, todos estão vulneráveis à doença”, afirmou Kleyton Holanda.

vice-presidente, Kleiton Holanda
Vice-presidente, Kleiton Holanda.

A sarna ou escabiose é uma infecção parasitária causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Os sintomas podem afetar grande parte do corpo, são eles: coceiras intensas e bolhas que podem ser lesadas e virarem feridas.

continua depois da publicidade

Segundo Kleyton Holanda, a superlotação e a precariedade do trabalho de higienização das unidades podem ser os principais fatores de propagação da doença. “Nas unidades nós enfrentamos o problema da superlotação e da falta de cuidados com a higiene. Quem está contaminado vai contagiando os outros que dividem as celas, e os visitantes correm riscos de serem infectados e de repassarem para o meio social”, disse.

Preso infectado por Sarna.

O sindicalista declarou que a situação já foi apresentada para a Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS-PI). “Fomos cobrar uma resposta ao que nós apresentamos ao órgão, mas o que nos disseram foi que não dava para comprar os medicamentos. Segundo a Sejus, eles solicitaram os remédios à Secretaria de Saúde que não deu resposta”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo