Solenidade no Palácio de Karnak inicia atividades do Outubro Rosa

O Palácio de Karnak recebeu, nessa segunda-feira (3), iluminação especial em alusão ao Movimento Outubro Rosa 2016, que tem por finalidade chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, a Fundação Maria Carvalho Santos, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, e com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e de diversos parceiros, realizarão eventos, shows, palestras, Dia da Autoestima e uma grande caminhada.

33bd025c0c_media

A 10ª Caminhada do Outubro Rosa será no próximo domingo (9), às 9h, saindo do Palácio de Karnak e seguindo pela Frei Serafim até o Shopping Rio Poty, onde serão realizados 1200 atendimentos, como mamografias. Na oportunidade, será formado um grande “laço humano”, em referência ao símbolo internacional da campanha, demonstrando a união em prol da saúde e da vida, com chuva de pétalas de rosa, em homenagem à todas as mulheres que já enfrentaram a doença.

continua depois da publicidade

Representante da Fundação Maria Carvalho Santos, Jesuína Damasceno, ressalta que, nesses 10 anos de Outubro Rosa, foram realizados mais de 11 mil atendimentos, com 54 casos da doença detectados e devidamente encaminhados para o tratamento. “A saúde é um direito de todos. Como sociedade civil, fazemos uma grande conclamação para fazer o empoderamento de todas as mulheres, chamando a atenção para a realização do autoexame e também buscando por melhores políticas públicas. O tratamento precoce ajuda a salvar vidas”, explica Jesuína.

De acordo com o governador Wellington Dias, a iluminação da sede do governo é um ato singelo, mas com um grande significado. “Queremos despertar a atenção das pessoas para a importância do autoexame e do diagnóstico precoce. Essa é uma forma de divulgação desse movimento que tem ajudado a salvar vidas. Aproveito aqui também para agradecer a todos que tem disponibilizado força e energia para lutar em favor da vida”, falou o chefe do executivo estadual.

Dias comemora a marca de 67 mil exames realizados pela rede estadual de saúde desde o início de 2015. Wellington chamou a atenção para a descentralização dos serviços de oncologia e a possibilidade dos municípios mais longínquos também poderem contar com o exame por meio do consultório móvel do Programa Amigos do Peito. “Temos unidades permanentes, a exemplo do São Marcos e do HGV, no entanto, temos vivido a experiência da descentralização em Parnaíba, Oeiras, Campo Maior e em breve em outros municípios. Isso vai permitir que não seja mais necessário, após a quimioterapia, que a pessoa precise viajar mais de 300 Km para voltar para a sua casa e possa fazer o seu tratamento próximo de sua família”, enfatizou o governador.

Na oportunidade, Wellington também chamou atenção para a realização do autoexame também nos homens.  “Quando o câncer de mama é diagnosticado no início, as chances de cura são de 95%. Precisamos alertar, chamar a atenção de toda a população para que fique consciente que a prevenção ainda é o melhor caminho”, explica o gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo