Subiu para 43 o número de casos suspeitos de coronavírus no estado do Piauí. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), na manhã desta quarta-feira (18).
Ao todo, 62 casos foram notificados e 19 descartados.
Segundo o secretário Florentino Neto, o Estado do Piauí vai receber 10 leitos de UTI do Ministério da Saúde e outros 70 serão locados de uma empresa especializada, para que eles fiquem à disposição da população, caso haja uma situação de emergência.
“Desde janeiro a gente vem trabalhando, executando o plano de urgência relacionado as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Essas ações vêm sendo realizadas com muita responsabilidade e sempre vinculadas as orientações técnicas. A comissão da Operação Emergência decidiu por fazer locação de leitos de UTI. A locação de leitos de UTI, da forma que o ministério está fazendo, que vai destinar 10 para o Piauí e da forma que a COE liberou e que também nós estamos em tratativa para locação não se trata para locação de leitos de UTI que estão na rede privada, se trata da locação de todos os equipamentos que compõem o leito de UTI para que a gente possa instalar esses leitos em hospitais estaduais e capacitando profissionais termos esses leitos a disposição da população nessa situação de emergência”, ressaltou.
O estado do Piauí possui 422 leitos de cuidados intensivos, sendo 260 UTI adultos, 58 UTI pediátrica e 104 neonatal. Também existem 215 leitos em hospitais privados, 192 em hospitais estaduais e 15 em hospitais federais. Atualmente o Piauí conta com 450 respiradores mecânicos.