Ao povo de nossa querida cidade, São Raimundo Nonato, Estado do Piauí.
Ao passar alguns dias na nossa São Raimundo, pude analisar de perto nosso quadro político. Pude ver que as conjecturas estão por se formar, mas nada ainda resolvido, pois muitos decidirão em suas respectivas convenções. O Prefeito Avelar Ferreira e pré-candidato a reeleição está com o “prego batido e ponta virada” na sua chapa majoritária, uma aliança histórica entre PSD, DEM e PSB. A união com o Vereador Jairon Ramos pode trazer adversários históricos para o lado do Prefeito. Com um palanque sólido, o Prefeito mais uma vez sai na frente dos demais adversários, terá este a chance de ser eleito pela 4ª vez no município. Bom político e uma liderança nata, Avelar muito agrega para si.
A oposição, por sua vez, ainda continua com a divergência de início. Não há definição de chapa por hora, nem se sabe ainda quem o Governador poderá escolher. Em visita ao município, o Secretário de Governo em sua entrevista, falou em pesquisas de opinião pública para a escolha do candidato, mas será este o único fator de escolha? Carmelita Castro possui o maior número de aliados políticos no momento, lideranças como Rogério Castro, Dr Isaías, os Vereadores Arenaldo, Nunes, Auricélia, Laércio, e mais muitos outros suplentes de Vereadores, partidos pequenos, alguns movimentos sociais de juventude, enfim, uma série de apoios que poderia lhe oficializar como candidata do Governo. Beto Macedo, por sua vez, participou do pleito passado e obteve 44% dos votos, confiante nas pesquisas de opinião popular, ele segue firme na sua pré-candidatura e de que será o escolhido pelo governo para a disputa deste ano. Quem sairá vitorioso das prévias? Faltam poucos dias para o povo conhecer este resultado.
A demora na definição da chapa de oposição escolhida pelo governo, gera incerteza e desconfiança no eleitor? Creio que sim, pois a luta de bastidores segue a mesma. O ego dos pré-candidatos não pode deixar o coletivo em segundo plano, pois se querem o bem comum para uma sociedade mais justa e um governo diferente, é preciso descer do salto alto e vestir a sandália da humildade.
A Vereadora Elizete Souza do PRP e pré-candidata a Prefeita, parece ter resolvido e também já definiu a sua chapa majoritária, onde tudo indica, com o Contador Raimundo Henrique do PV, como seu pré-candidato a vice. Uma baixa para oposição? Pode ser que sim, pois unida seria mais forte.
Tenente Ivanaldo por sua vez, segue indefinido a qual partido ingressará, mas em reuniões de bastidores, tudo indica que sua migração será ao PC do B, onde também disputará o cargo majoritário. Mais uma baixa para oposição? A resposta é simples e a matemática é exata.
Com todas as observações feitas até aqui, o Prefeito Avelar Ferreira agradece a participação.
O povo espera a batalha começar, pois é o maior interessado. Friso que seja combatido o bom combate, pois não merecemos ouvir daqueles que desejam nos representar um punhado de discursos ofensivos e sem propostas.
Agradeço a atenção e a liberdade dada por este grande meio de comunicação. Atentando sempre para o respeito as divergências e a tolerância para as posturas políticas.
“No debate, quem briga são as ideias, não os homens”!
Luan Ribeiro Bastos