‘Situação do Parque Serra da Capivara é estável’, diz coordenadora

Ministro do Meio Ambiente visitou Parque e prometeu soluções.
ICMBIO terá 10 dias para elaborar plano de gestão e recursos.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, vem enfrentando uma série de problemas estruturais e financeiros. Com audiências e determinações da Justiça para que recursos sejam destinados ao local, a situação do parque está começando a melhorar segundo a coordenadora de projetos Fundação Museu do Homem Americano (instituição que administra a unidade), Rosa Trakalo.

Com mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, o parque possui o maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.

continua depois da publicidade

Pinturas rupestres na caverna da Serra da Capivara remonstam cenas de caça dos mais antigos de habitantes (Foto: Pedro Santiago/G1)

Após uma visita surpresa do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, nesta quarta-feira (1º), Rosa Trakalo afirmou que a equipe do parque ficou esperançosa quanto à situação do local e que o ministro prometeu encontrar uma solução o mais rápido possível.

“Nós não estávamos esperando a visita do ministro, mas foi muito promissor. Não ficou nada definido no papel, porém ele prometeu procurar soluções para o parque. Ontem tivemos uma audiência que deve ajudar ainda mais a situação do parque que está estável. Nunca foi nossa intenção fechar o parque e agora eu posso afirmar que isso não vai acontecer. O governo disse que iria renovar o contrato e com os novos recursos que estão para chegar, vamos poder fazer novas contratações e melhorar a estrutura no local”, explicou.

O ministro Sarney Filho reiterou a parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) na cogestão do parque. Durante a reunião com Niède Guidon, o ministro fez recomendações estratégicas de alternativas de sustentabilidade para o parque e seus sítios arqueológicos, como o estímulo ao turismo, fonte de geração de emprego e renda.

Entenda o caso
O drama do Parque Nacional da Serra da Capivara vem se arrastando por vários meses. Em fevereiro desse ano o juiz federal Pablo Baldivieso determinou que a União, Ibama e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) repassem R$ 4.493.145 para que seja feita a manutenção e conservação do Parque. Também foi ordenado pelo juiz que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) elabore um plano de manejo do patrimônio.

Nessa terça-feira (31), o juiz novamente determinou que o ICMBIO elaborasse um plano de manejo e que o órgão terá 10 dias para apresentar o plano que norteará a gestão e a aplicação dos recursos destinados ao parque. O aeroporto do município de São Raimundo Nonato que foi inaugurado no dia 27 de outubro de 2015 com intuito de fomentar o turismo do Parque ainda não funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo