300 MIL HECTARES DE FLORESTAS FORAM INCORPORADAS AO PARQUE NACIONAL SERRA DAS CONFUSÕES.
Exatamente uma década depois da primeira expedição que fizemos na região conhecida como Serra Vermelha, zona rural dos municípios de Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Redenção do Gurguéia e Bom Jesus, em novembro de 2006, o lugar vira reserva federal tendo 300 mil hectares de suas terras incorporadas ao Parque Nacional Serra das Confusões.
Foi a maior campanha em defesa de uma floresta nativa na história do Piauí. Em 10 anos o movimento SOS Serra Vermelha produziu 5 cartazes, participou de seminários ou congressos científicos e ambientais no Brasil e no exterior e levou o debate em defesa daquela que é conhecida como a “última floresta do semiárido nordestino” para as principais revistas, jornais e emissoras de televisão do país com destaque para o programa Globo Repórter.
http://globoreporter.globo.com/…/0,19125,VGC0-2703-16269-1-…
Participaram diretamente da campanha a Fundação Cultural Raízes do Piauí, a Rede Ambiental do Piauí (Reapi), a Rede de ONG’s da Mata Atlântica, APREMAVI, Fundação Rio Parnaíba, ONG + Vida e mais recentemente a Fundação SOS Mata Atlântica (veja link abaixo), além de dezenas de outras instituições, públicas e privadas, e de vários setores da sociedade.
www.sosma.org.br/…/sos-serra-vermelha-saiba-como-ajudar-a-…/
A decisão final foi da Justiça Federal no Piauí que analisa o caso desde o ano de 2007 quando a Procuradoria da República decidiu pelo embargo do Projeto Energia Verde. O objetivo do empreendimento era a produção de carvão vegetal com floresta nativa através de um suposto “Plano de Manejo Florestal Sustentável”.
A primeira expedição ao local e que deu origem a sugestão de pauta do Globo Repórter, gravado em dezembro de 2006 e veiculado em cadeia nacional em fevereiro de 2007, foi composta pelos repórteres André Pessoa e Tania Martins e pelos mateiros Carmelo Valter, Carlos Demetrio, Flavio Ribeiro, Carlinhos e Tonhão. Dessa viagem também nasceu a sugestão da matéria na revista Rolling Stone (veja link abaixo).
http://rollingstone.uol.com.br/edic…/…/a-devastacao-do-piaui
Com os 300 mil hectares de formações florestais e desfiladeiros da Serra Vermelha, o Parque Nacional Serra das Confusões que já tinha 823 mil hectares (300 mil deles também resultados da campanha SOS Serra Vermelha – vejam link abaixo), passa a ter uma área superior a um milhão de hectares de Caatinga e matas relictuais que são remanescentes da época que essa região do Brasil tinha floresta tropical.
http://revistaepoca.globo.com/…/…/0,,EMI196839-15223,00.html