Serra Vermelha vira Reserva Federal

300 MIL HECTARES DE FLORESTAS FORAM INCORPORADAS AO PARQUE NACIONAL SERRA DAS CONFUSÕES.

15304096_967113843395228_5449273837716014024_o

Exatamente uma década depois da primeira expedição que fizemos na região conhecida como Serra Vermelha, zona rural dos municípios de Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Redenção do Gurguéia e Bom Jesus, em novembro de 2006, o lugar vira reserva federal tendo 300 mil hectares de suas terras incorporadas ao Parque Nacional Serra das Confusões.

continua depois da publicidade

Foi a maior campanha em defesa de uma floresta nativa na história do Piauí. Em 10 anos o movimento SOS Serra Vermelha produziu 5 cartazes, participou de seminários ou congressos científicos e ambientais no Brasil e no exterior e levou o debate em defesa daquela que é conhecida como a “última floresta do semiárido nordestino” para as principais revistas, jornais e emissoras de televisão do país com destaque para o programa Globo Repórter.

http://globoreporter.globo.com/…/0,19125,VGC0-2703-16269-1-…

Participaram diretamente da campanha a Fundação Cultural Raízes do Piauí, a Rede Ambiental do Piauí (Reapi), a Rede de ONG’s da Mata Atlântica, APREMAVI, Fundação Rio Parnaíba, ONG + Vida e mais recentemente a Fundação SOS Mata Atlântica (veja link abaixo), além de dezenas de outras instituições, públicas e privadas, e de vários setores da sociedade.

www.sosma.org.br/…/sos-serra-vermelha-saiba-como-ajudar-a-…/

A decisão final foi da Justiça Federal no Piauí que analisa o caso desde o ano de 2007 quando a Procuradoria da República decidiu pelo embargo do Projeto Energia Verde. O objetivo do empreendimento era a produção de carvão vegetal com floresta nativa através de um suposto “Plano de Manejo Florestal Sustentável”.

A primeira expedição ao local e que deu origem a sugestão de pauta do Globo Repórter, gravado em dezembro de 2006 e veiculado em cadeia nacional em fevereiro de 2007, foi composta pelos repórteres André Pessoa e Tania Martins e pelos mateiros Carmelo Valter, Carlos Demetrio, Flavio Ribeiro, Carlinhos e Tonhão. Dessa viagem também nasceu a sugestão da matéria na revista Rolling Stone (veja link abaixo).

http://rollingstone.uol.com.br/edic…/…/a-devastacao-do-piaui

Com os 300 mil hectares de formações florestais e desfiladeiros da Serra Vermelha, o Parque Nacional Serra das Confusões que já tinha 823 mil hectares (300 mil deles também resultados da campanha SOS Serra Vermelha – vejam link abaixo), passa a ter uma área superior a um milhão de hectares de Caatinga e matas relictuais que são remanescentes da época que essa região do Brasil tinha floresta tropical.

http://revistaepoca.globo.com/…/…/0,,EMI196839-15223,00.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo