‘Serra da Capivara’ recebe recursos e Niéde defende ‘fundo permanente’

A arqueóloga Niéde Guidon, diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), divulgou nota nesta segunda-feira (07/11) agradecendo apoio e mobilizações dos brasileiros em defesa do Parque Nacional da Serra da Capivara. As ações ajudaram a estabilidade econômica do parque, em caráter temporário, através do apoio de instituições e de uma emenda parlamentar.

“É com muita felicidade que a equipe da Fundação Museu do Homem Americano vem à público esclarecer que depois da forte mobilização da população brasileira em defesa da Serra da Capivara, o Parque Nacional recebeu recursos e apoios que garantirão sua conservação, preservação e abertura ao público pelos próximos meses”, diz Niéde.

niede-1900x900c
Citando os que ajudaram no período de crise enfrentada pela administração do parque, Niède mencionou a Petrobras, o Ministério do Meio Ambiente e o governo do Estado.
Mesmo comemorando, ela defende a criação de um fundo permanente para a manutenção do parque, que funciona em cogestão com o ICMBIO na administração do Parque Nacional Serra da Capivara. O temor é que, em poucos meses, a situação torne a se agravar.

“E necessário que a mobilização de todos em prol de um fundo permanente de recursos e apoios para o parque continue com a parceria de órgãos públicos e iniciativa privada para evitar que se chegue ao nível crítico dos últimos meses”, diz.

continua depois da publicidade

A situação de crise na Serra da Capivara foi exposta em agosto, quando Niéde ameaçou encerrar as atividades do parque por não ter condições financeiras para tal. Antes disto o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a bloquear quase R$ 1 milhão em recursos porque o não houve interesse do Governo Federal em manter oficialmente o convênio com a fundação, resultando no bloqueio dos recursos depositados na Caixa Econômica Federal.

Desde então foram muitas as mobilizações para chamar atenção do poder público em garantir recursos ao parque.

Em meio aos debates, o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e a coordenação regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) chegaram a ser oficiados pelo Ministério Público Federal a enviarem informações sobre medidas adotadas para sanar as deficiências na manutenção do Parque Nacional da Serra da Capivara.

inicio-011

Na época o MPF afirmou que “as informações servirão para instruir o inquérito civil público que tramita na Procuradoria da República no Piauí que trata sobre as deficiências na manutenção do parque”.

Afastando a questão emergencial, é preciso planejar mecanismo para que novas situações de crise ameacem o funcionamento do Parque, que como bem lembra Niéde, “é uma unidade de conservação que gera renda, empregos e garante a sustentabilidade da região, preservando seu imenso patrimônio natural e cultural para as próximas gerações. Por tudo isso, só temos que agradecer o apoio de todos em defesa dessa maravilha da natureza!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo