Serra da Capivara recebe mais de 36 mil turistas e bate recorde de visitação

A Serra da Capivara, que fica no Sudeste do Piauí, bateu recordes de visitação no ano de 2023. Foram 36.732 visitantes, 8 mil a mais em comparação com 2022, quando 28.292 pessoas visitaram a maior concentração de Sítios Arqueológicos do planeta.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.

continua depois da publicidade

Imagens: @educoelhoguia

Reportagem: Tv Sudeste Piauiense

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo