Em comemoração ao Dia Nacional do Livro e da Biblioteca, o SENAC de São Raimundo Nonato realizou o I Encontro Literário – evidenciando o tema “ 70 anos de uma história que está só começando”.
O evento teve como objetivo principal promover e divulgar as produções intelectuais, literárias de “escritores locais”, bem como destacar a importância da leitura e como esta interfere nas nossas vidas. Durante o evento, escritores, poetas, pintores, cronistas, cordelistas e fotógrafos apresentaram ao público as suas renomadas obras.
A abertura do evento aconteceu com um coquetel e uma noite de autógrafos, onde a Gerente do SENAC- São Raimundo Nonato Aloana Negreiros, ressaltou na oportunidade a importância de tal evento para a região. “Esse foi mais um evento marcante na história da Unidade, pois os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os escritores locais e seus trabalhos, bem como serviu para proporcionar o encontro e a interligação destes talentos em um único espaço”. O brilhantismo da noite se deu quando escritores relataram suas emoções ao reconhecerem suas obras expostas em murais gigantes no hall do Senac.
Outro momento marcante foi quando o repentista Paulo Domingos de São Raimundo Nonato surpreendeu o público com um repete de sua autoria sobre a renomada contribuição do SENAC para a região e parabenizando-o pelo renomado evento. Estiveram presentes na noite de lançamentos de livros e autógrafos, os seguintes escritores: Agnaldo Ribeiro, Amanda Alves, Ana Stela Negreiros, André Pessoa (- representado pela empresária Socorro Macêdo), Jaques Manz – representado pela advogada Lituânia Queiroz, Marcos Damasceno, Pe. Herculano Negreiros, Salvador de Castro e Ulisses Junior. Todos os escritores mencionados falaram um pouco sobre suas obras e o que os motivou a escrevê-las.
A programação foi composta por oficinas pedagógicas de contação de histórias infantis e por uma Mesa Redonda com o tema “A Contribuição da Leitura no Processo de Alfabetização”. Durante todo o evento os participantes puderam apreciar exposição de poesias, fotografias , pinturas, e stand com literatura de cordel.
O encerramento do evento, aconteceu com apresentação de peça teatral O Reisado, apresentado por alunos do SESC-LER, fechando com chave de ouro o recital de poesias declamadas por poetas e poetisas renomados da região de São Raimundo Nonato, todos ansiosos pelas próximas edições do Encontro Literário.