Semtas realiza palestra sobre prevenção do suicídio

A equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semtas) vem realizando palestras motivacionais e preventivas para a população. Na localidade Currais a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREA, Kalina Dias, ministrou palestra sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

A palestra intitulada “Compreendendo o Suicídio” tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da vida e chamar a atenção para os altos índices de suicídio que vem acontecendo no Brasil,assim também como no Piauí.

continua depois da publicidade

De acordo com Kaline Dias a Organização Mundial de Saúde considera o suicídio um caso de Saúde Pública, portanto não deve ser tratada apenas no mês de setembro, mês alusivo a prevenção do suicídio.

-“Geralmente as campanhas de prevenção em torno desse tema só acontecem no mês de setembro, que é o mês alusivo a prevenção do suicídio, mas um tema de tamanha importância como este, deve ser abordado durante todo ano. Desta forma, a discussão tem como pauta aspectos da luta em favor da vida e a quebra de certos tabus relacionados ao tema” explicou a assistente social.

Mais sobre o assunto:

Nos últimos 3 anos, o relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.

Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos), seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).

O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo