Secretário da Fazenda diz que é preciso equilíbrio no gasto público devido a crise

O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, declarou, durante a solenidade de abertura da I Semana do Tesouro Estadual, realizada na noite de ontem (06), que, diante da atual crise econômica em que o país vive, o equilíbrio financeiro do Estado é necessário para melhor qualidade do gasto público. Por isso, o evento é um importante momento para discutir assuntos relevantes para as finanças estaduais.

 

 

“O evento é importante principalmente em um momento de crise como esse, que para se atingir o equilíbrio financeiro do Estado é necessário está com um olho na receita e o outro na despesa. Um melhor controle do gasto público e uma maior qualidade do gasto público, então uma semana como essa – com palestras e estudos – é importante para aprimorar os conhecimentos e as práticas dessa equipe para que atinja o objetivo de ajudar no equilíbrio financeiro e nas boas práticas contábeis”, afirmou Rafael Fonteles.

continua depois da publicidade

Rafael Fonteles reforçou que frear as despesas é quase impossível, por isso, a necessidade de ter eficiência na hora de usas os recursos. “Frear o gasto público é algo  quase impossível, mas podemos melhorar a eficiência desses gastos. Portanto, temos que melhorar a qualidade desses gastos e tornar a gestão mais eficiente para, a médio ou longo prazo, equilibrar as finanças e sobrar dinheiro para investimentos”, ressaltou o secretário.

Fonteles destacou ainda o papel de cada um dos novos analistas do Tesouro e, mais uma vez, voltou a falar em eficiência. “Venho da iniciativa privada e umas das coisas que podemos adotar na gestão pública é a questão da eficiência. Vocês têm um papel importante para me subsidiar como gestor”, disse, parabenizando os organizadores do evento.

A abertura do evento, que também contou com a presença da senadora Regina Sousa (PT) e gestores do governo, foi realizada no auditório da OAB-PI, mas as atividades da Semana do Tesouro Nacional serão na Escola Fazendária, no Centro Administrativo. A Semana também marca o ingresso oficial nos quadros da Secretaria da Fazenda de 20 novos analistas do Tesouro, todos aprovados no último concurso público.

Representando os 20 novos profissionais da Sefaz, o analista Arthur Ribeiro discursou no evento. “A gestão eficiente é nossa responsabilidade. Estamos atuando com ideias para enfrentar o momento, como investindo pesado em T.I (Tecnologia da Informação)”, destacou.

Homenagens

Durante a abertura da Semana, o governador Wellington Dias – representado no evento pelo secretário Rafael Fonteles; o superintendente do Tesouro, Emílio Junior e os secretários Franzé Silva (Administração) e Antonio Neto (Planejamento), receberam placas com mensão honrosa pelos serviços prestados ao Piauí na área do Tesouro Estadual.

A Semana tem o apoio da OAB-PI, CRC-PI  e Associação dos Analistas do Tesouro Estadual (AATEFPI).

Programação para os dias 7 e 8

07/junho 

9h

Palestra: “A importância do Tesouro Estadual para o equilíbrio financeiro do Estado”.
Palestrante: Ricjardeson Dias. Analista do Tesouro Estadual. Contador-Geral do Estado do Piauí.

10h

Palestra: “Compreendendo o Balanço Geral do Estado”
Palestrante: Arthur Cunha. Analista do Tesouro Estadual.

11h

Coffe break

11h30

Mesa Redonda: “Gestão do endividamento público e operações de crédito”

Debatedores:

– Mauro Gomes. Analista do Tesouro Estadual. Diretor da Unidade de Gestão da Dívida Pública.
– Sérgio Miranda. Superintendente de Cooperação Técnico – Financeira da Seplan-PI.

Mediador:

– Renato Portela. Analista do Tesouro Estadual.

08/junho

9h

Palestra: “Tendências Legislativas para a Responsabilidade Fiscal”
Palestrante: Rui Larrion. Analista do Tesouro Estadual.

10h

Palestra: “Rotinas da execução orçamentária e financeira no SIAFEM”
Palestrante: Lucidio Beserra. Analista do Tesouro Estadual. Gerente de Programação Financeira do Estado.

11h

Coffee Break

11:30h

Mesa Redonda: “Visitas in loco nos órgãos públicos e sua contribuição para a qualidade do gasto público”.

Debatedores:

– Emílio Júnior. Auditor Fiscal. Superintendente do Tesouro Estadual.
– Bruno Figueiredo. Analista do Tesouro Estadual.
– Marcos Milanez. Analista do Tesouro Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo