A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar lança até o final de janeiro edital para concurso público que oferece 24 vagas para o cargo de auditor fiscal ambiental.
A informação foi dada pelo atual secretário da pasta, Ziza Carvalho, em entrevista ao Acorda Piauí, da Rádio Cidade Verde.
“A Fundação Getúlio Vargas (FGV) já foi contratada e o edital deve sair até o dia 30 de janeiro. Com isso esperamos melhorar a resolutividade dos processos de licenciamento ambiental”, acrescenta o gestor.
Ziza disse ainda que atualmente a Semar tem apenas 19 auditores fiscais e a demanda é de 15 mil processos por anos.
“Alguns desses auditores deverão trabalhar em cidades como Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Parnaíba, que têm uma grande demanda”, completa.
O salário ainda não foi informado.
Na entrevista o secretário também abordou a questão da Lagoa do Portinho e dos investimentos feitos a partir do Fundo de Compensação Ambiental, que viabilizou a modernização da gerência de fiscalização da Semar.
O fundo é formado com recursos da iniciativa privada, ao executar empreendimentos de grande porte que não têm como restabelecer o meio ambiente, como a supressão vegetal. Nesse caso específico, o dinheiro é da empresa cearense Casa dos Ventos, que construiu um Parque Eólico na Chapada do Araripe.