Secretaria de Saúde promove palestras e tira dúvidas sobre a Hanseníase

A Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato está promovendo entre os dias 25 e 31 de janeiro, palestras nas Unidades Básicas de Saúde do município para mostrar que Hanseníase tem cura. Enfermeiros, técnicos e agentes de saúde estão tirando as principais dúvidas da população, que por muitas vezes, por falta de conhecimento, pessoas que tem esta doença sofrem bastante preconceito.

continua depois da publicidade

Nesta última quinta-feira (26), a palestra aconteceu na Localidade Novo Zabelê. O público, entre eles, jovens, crianças, adultos e melhor idade, estavam todos atentos com a palestra que contou com a presença do Secretário de Saúde, Jussival Junior.

O que é a Hanseníase? Quais os sintomas? Existe tratamento? Como posso me prevenir? Essas foram as perguntas mais freqüentes de quem participou das palestras.

Jussival explicou, que mesmo que a campanha vá até o dia 31 de janeiro, a Secretaria de Saúde estará sempre à disposição da população para qualquer dúvida.

O que é Hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento de Hanseníase

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Prevenção

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo