Em resposta a comentários nas redes sociais e imprensa local de alguns músicos locais que se apresentaram no palco da Avenida dos Estudantes, nos Festejos de 2016 em São Raimundo Nonato, e conforme matéria publicada que alguns desses músicos estavam se mobilizando para fazer um ato de protesto contra o Prefeito Avelar Ferreira, porque não tinham recebido seus cachês pelas apresentações, a Secretária de Cultura do Município Damiana Crivellare concedeu entrevistas à imprensa local para esclarecer os fatos em questão.
A Secretária de Cultura do Município de São Raimundo Nonato, Damiana Crivellare afirmou que está havendo um mal entendido nessa comunicação, que é natural, o município está atravessando por um momento político acalorado de eleições e faz com que pequenos fatos venham a tomar dimensões maiores alimentadas por interesses políticos que não acrescentam nada à cultura e nem aos atores envolvidos.
Matéria relacionada: Músicos fazem reivindicação e cobram pagamentos dos Festejos
– “Nesses últimos três anos da Gestão de Avelar Ferreira, o músico local foi priorizado nos Festejos de nosso padroeiro e sempre o município procurou pagar o cachê dos artistas dentro dos prazos previstos e acordados, chegando a pagar o cachê desses músicos até antecipadamente, quando este subia ao palco já estava com seu cachê no bolso. Todos são sabedores que pra cobrir partes dessas despesas o Município vem dependendo de apoio financeiro através de Emendas Parlamentares que nos últimos anos estava à disposição do Município em tempo, no entanto, este ano, é um ano atípico, além da crise política e financeira é um ano eleitoral, e por isto, as burocracias aumentaram muito mais para liberação desses recursos. Por estas razões o dinheiro da referida Emenda Parlamentar do Deputado Edson Ferreira não foi liberada a tempo hábil, mas o Município, através da Secretaria Municipal de Cultura nunca fugiu de suas responsabilidades, só pedimos aos artistas que aguardassem mais um pouco, devido a esse trâmite burocrático, e aqueles que nos procuraram sempre o atendemos com toda a atenção, explicávamos os motivos e estes entendiam sem problema algum, infelizmente aqueles que estão se manifestando contrários, são justamente aqueles que nunca nos procurou para se inteirar do andamento deste processo”, ressaltou a Secretária Municipal de Cultura Damiana Crivellare.
A Secretária de Cultura em sua entrevista aos meios de comunicação local, afirmou que até entende a inquietação desses músicos, mas é preciso que entendam o momento critico que o país e os municípios estão atravessando. Damiana Crivellare informou que fontes do Governo do Estado e do Deputado Edson Ferreira garantiram que o dinheiro estará sendo disponibilizado ainda esta semana, e todos os músicos irão receber seus cachês.
A secretária lamentou perceber que alguns destes músicos estão se deixando ser usados como massa de manobras políticas e com interesses obscuros. -“Isto não é bom para o fortalecimento da cultura, isto não é bom pra ninguém, lamento profundamente que isto esteja acontecendo em nosso município. Mais uma vez eu repito, não vamos deixar a Cultura ser fator de massa de manobras políticas”, afirmou a Secretária.
Enviado pela Ascom da Prefeitura