A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi) levará os serviços do Ônibus Lilás ao Festival Ópera da Serra da Capivara, no dia 25 de julho, em São Raimundo Nonato. O evento, reconhecido nacionalmente pela fusão de música, teatro, circo e dança, será realizado na Pedra Furada no Parque Nacional da Serra da Capivara.
O Ônibus Lilás é uma unidade móvel que oferece serviços de acolhimento, orientação jurídica e psicológica, além de promover campanhas educativas e preventivas contra a violência de gênero.
Durante o evento, a equipe da Sempi, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) estará disponível para fornecer informações e suporte aos participantes, reforçando a importância da prevenção e do combate à violência contra as mulheres.
“Este é um momento muito importante, onde estaremos presentes com os serviços da Secretaria das Mulheres, promovendo uma campanha de prevenção à violência para garantir que todas as participantes tenham um festival tranquilo e possam realmente apreciar esse espetáculo belíssimo”, destaca Zenaide Lustosa, Secretária das Mulheres.
Ela enfatiza ainda que a Secretaria Municipal das Mulheres de São Raimundo Nonato já realiza ações preventivas no município em colaboração com o Estado. “Este evento está consolidado no calendário cultural do Piauí e traz muitos benefícios não apenas para o município, mas para toda a região, impulsionando o turismo e a economia”, ressalta.
A secretária das Mulheres de São Raimundo Nonato, Edna Fonseca, destaca as ações educativas e preventivas realizadas nos bairros. “Nós fazemos rodas de conversa relacionadas à violência doméstica e familiar, o projeto “A Praça é Sua”, com atividade física nas praças da cidade, além de atendimento social e psicológico às mulheres do município”, disse.
“O Festival Ópera da Serra é uma oportunidade não apenas de celebrar a arte e a cultura, mas também de promover a conscientização sobre questões sociais relevantes, como a igualdade de gênero e o combate à violência, promovendo ações concretas para garantir um ambiente seguro e inclusivo para todas as mulheres”, finaliza Zenaide.