Saúde animal: tudo o que você precisa saber sobre a vacina de cachorro

A médica veterinária Tatiana Negreiros, tira as principais dúvidas sobre vacinação.

Manter seu cachorro protegido é essencial. Por isso, confira o guia esclarecedor que a veterinária Tatiana Negreiros, respondeu com as principais dúvidas sobre vacina de cachorro.

Nos primeiros dias de vida o filhote recebe do leite materno uma importante carga de anticorpos prontos, mas essa ajuda da mãe não dura para sempre. Segundo a veterinária Tatiana Negreiros, com o passar das semanas, os anticorpos vão desaparecendo e o filhote fica exposto aos micro-organismos e a melhor maneira de manter a proteção é com a vacinação.

Médica veterinária Tatiana Negreiros

As vacinas são produzidas a partir de bactérias ou vírus atenuados, são um método de imunização bastante seguro. Elas têm como função induzir o organismo a produzir sua própria defesa (anticorpos) e cada uma tem um período de ação. A especialista explica que os efeitos colaterais de vacina para cachorro existem, mas são raros.

Saorainundo.com: Como funciona a vacinação em cachorro?

Tatiana Negreiros: A vacinação deve ser iniciada assim que o filhote é desmamado, pra ter uma imunização adequada o ideal que inicie com 60 dias de vida. As vacinas devem ser feitas por um médico veterinário, registrado no Conselho de Medicina Veterinária, e são aplicadas via subcutânea e também existe aplicação intranasal.

Saorainundo.com: Tem algum problema atrasar a vacina do cachorro?

Tatiana Negreiros: Não aconselho. O esquema vacinal precisa ser seguido para que a imunização desejada, seja alcançada. Tanto o esquema de vacinação inicial, em filhotes, quanto os reforços anuais em animais já adultos.

Saoraimundo.com: No Brasil existe um calendário oficial de vacinação?

Tatiana Negreiros: Não existe um calendário oficial no país. O Brasil por ser grande, populoso e com diversidade climática acaba por exigir esquemas vacinais muito específicos, variando, muitas vezes por regiões.

Médica veterinária Tatiana Negreiros

Saorainundo.com: Toda vacina de cachorro é obrigatória?

Tatiana Negreiros: Os tutores/proprietários responsáveis seguem as vacinas indicadas pelo seu médico veterinário de confiança. Isso assegura que o seu bichinho fique livre de determinadas doenças. Porém, existe o protocolo de vacinas que chamam de essenciais (múltiplas, protegem contra vírus e bactérias e a anti rábica).

Saorainundo.com: O que fazer quando não saber se o cachorro já foi vacinado?

Tatiana Negreiros: Existem testes que asseguram se o animal foi ou não imunizado, indicando que o cão tem anticorpos suficientes para protegê-lo de determinadas doenças ou, se é necessário receber um protocolo vacinal.

Saorainundo.com: Quais são as vacinas essenciais?

Tatiana Negreiros: A vacinação é um procedimento profilático extremamente eficaz. Por não haver um calendário específico e oficial, intitulamos como essenciais a vacina contra a raiva, que inclusive o governo do país fornece gratuitamente essa vacinação em cães e gatos anualmente e, também, a vacina múltipla, encontrada no Espaço Pet, que é particular, que garante a proteção contra alguns tipos de bactérias e vírus.

Saorainundo.com: Vacinas para cães protegem contra o quê?

Tatiana Negreiros: As vacinas protegem contra vírus, bactérias, protozoários. São patógenos que podem levar o animal ao óbito se não for vacinado de forma adequada.

Saorainundo.com: É preciso vacinar o cachorro todos os anos?

Tatiana Negreiros: Aqui no Brasil sim. Mesmo animais que vivem em apartamentos há necessidade de reforços anuais pois existe uma grande população de cães de rua doentes, portadores de muitas enfermidades.”

Tatiana Negreiros é médica veterinária (Crmv/Pi 00910) Formada pela Universidade Federal do Tocantins, especialista em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais. Sócio Proprietária do Espaço Pet com foco na clínica geral, anestesista, clínica de felinos, exames laboratoriais e de imagem.


Contato: (89) 3509-0420

Siga o Instagram do Espaço Pet: https://www.instagram.com/espacopetsrn/ 


 

Matéria Especial por Joselma Ventura

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo