São Raimundo tem passeata de conscientização em prol de crianças com TEA

O movimento, que visa inclusão de crianças com espectro autista, aconteceu no centro de São Raimundo Nonato

No último sábado, 29, uma passeata com cerca de 300 envolvidos movimentou o centro de São Raimundo Nonato. Com camisas brancas e balões coloridos, cerca de 300 participantes envolvidos no movimento cantaram, pularam e carregaram faixas de conscientização sobre a inclusão de crianças do transtorno do espectro autista (TEA). A passeata foi puxada pelo trem da alegria, repleto de crianças, que divulgava informações acerca do espectro, e como o acolhimento é importante.

A caminhada educativa foi uma ação promovida pelo projeto Missão Piauí, organizado por voluntários de seis estados do Nordeste, que estão em São Raimundo para 10 dias de projeto, desde a última sexta-feira, 28. Amaya Oliveira é diretora administrativa da Associação de Amigos dos Autistas do Território Serra da Capivara, a AMA-TE, que esteve no momento, em sinal de parceria. “O meu filho tem TEA, e eu me envolvo nessa causa. Cada vez mais aumenta o número de diagnósticos, as famílias precisam cada vez mais de acolhimento, e a luta do autismo é muito solitária. As crianças passam por muito preconceito e descriminação. Aqui na nossa cidade temos casos de crianças que foram expulsas da escola, passando por agressão, sofrendo bullying” comenta.

Segundo a diretora, ações como essas, promovidas pela igreja adventista, fortalecem a difusão de uma inclusão mais efetiva, não só em São Raimundo Nonato. “É uma forma de conscientizar e educar a população para acolher da melhor forma possível”, enfatiza. A passeata, que teve início as 16h30, teve o ponto de partida na Praça do Gavião, e a culminância foi na Praça no Relógio, no início da noite.

Amaya Oliveira fala com veículos de comunicação sobre a importância da conscientização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo