O curso de Antropologia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, irá realizar no período de 05 a 09 de agosto, o evento Jornadas da Caatinga: Ciência, Memória e Política nos domínios da Antropologia, no campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato-PI.
As Jornadas da Caatinga de 2019 será a primeira edição a contemplar em sua programação Grupos de Trabalho que acolham a produção acadêmica de alunos do campus Serra da Capivara e de outros centros universitários. Os Grupos de Trabalho serão distribuídos em três eixos 1) Memórias, Populações tradicionais e Conflito; 2) Teoria, Método e História na Antropologia e 3) Território, Territorialidades e Paisagem.
De acordo com o Prof. Drº Rainer Miranda, coordenador das Jornadas, os convidados que compõem a programação do evento nas mesas e conferências são pesquisadores e professores filiados a programas de pós-graduação das humanidades, especialmente da Antropologia e das Ciências Sociais. O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica e não acadêmica.
O evento ainda contará com a presença de um pesquisador estrangeiro, da Université de Poitiers, França, e antropólogas com atuação fora da academia. É característica das Jornadas da Caatinga promover o encontro e debate entre distintos regimes de conhecimento e no ano de 2019 não será diferente. “Nesta edição, uma de nossas mesas contará com a presença de uma liderança comunitária do Território Serra da Capivara” destacou Rainer Miranda.
Os interessados em participar do evento podem realizar inscrição pelo site do colegiado de antropologia da UNIVASF (http://portais.univasf.edu.