São Raimundo Nonato será contemplado com Unidade de Referência Tecnológica (URT)

O Município de São Raimundo Nonato foi um dos 12 municípios do Nordeste a ser contemplado com uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”, lançado dia 01 de setembro em Lajes – RN, durante a ExpoLajes 2017.

Os municípios contemplados irão receber esse inédito projeto que visa identificar as forrageiras mais adaptadas ao clima destas regiões. Os trabalhos serão conduzidos pelo Instituto CNA, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos.

continua depois da publicidade

“Esse é um projeto bastante ousado que nasceu no Mato Grosso do Sul e em uma visita à Embrapa Gado de Corte constatou-se que lá, além de trabalhar com genética bovina, tem diversos trabalhos de desenvolvimento de forrageiras. Dessa forma, alguns desses experimentos resultaram em certas variedades que estavam demonstrando uma boa tolerância à seca. A partir daí, trouxemos para serem testadas em condições reais na região do semiárido brasileiro e iniciamos esses estudos nessas 12 cidades”, comentou o secretário-executivo do ICNA, André Sanches.

O projeto tem duração de 24 meses, mas nada impede que as avaliações e estudos permaneçam por mais tempo, segundo o presidente do sistema FAERN/SENAR, José Vieira. “A ideia, sobretudo, é fazer com que os produtores rurais possam ver de perto o que vai acontecer aqui dentro desta unidade. Queremos, portanto, que eles tomem conhecimento sobre o que deu certo ou não em relação à forragem e apliquem nas propriedades deles para terem subsídios durante o período de estiagem”.

Os municípios  contemplados com o projeto são: Lages (RN); Baixa Grande e Ipirá (BA); Poço Verde (SE); Batalha (AL); São João (PE); Tenório (PB); Ibaretama (CE); São Raimundo Nonato (PI); Fortuna (MA); Montes Claros e Carlos Chagas (MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo