O Município de São Raimundo Nonato sediou nos dias 09 e 10 de novembro, o programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”. Evento coordenado pela CGU (Controladoria Geral da União) e apoio da Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato e os Movimentos de Controle Social do Território Serra da Capivara.
Edilson Lima da CGU, afirmou ao Portal Veja SRN que o programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” existe desde setembro de 2003 e foi criado por meio de parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a organização não-governamental (ONG) Avante – Qualidade, Educação e Vida. Em princípio, o nome era Projeto de Mobilização e Capacitação de Agentes Públicos, Conselheiros Municipais e Lideranças Locais e visava orientar os agentes públicos municipais sobre práticas de transparência na gestão, a responsabilização e a necessidade do cumprimento dos dispositivos legais, bem como contribuir para o desenvolvimento e o estímulo do controle social.
Edilson Lima da CGU – Responsável pelo Núcleo de Prevenção à Corrupção no Estado do Piauí
“A ampliação, o fortalecimento e a instrumentação do controle social são prioridades do Olho Vivo. Sua realização pode ocorrer de modo espontâneo, individualmente, no interior das associações civis e organizações não governamentais, ou por meio dos conselhos de políticas públicas instituídos por lei. Ações de estímulo ao controle social podem incrementar o trabalho dessas instituições, melhorando seus resultados”, ressalta Edilson.
“Em sua fase atual, o programa Olho Vivo no Dinheiro Público está voltado principalmente para a capacitação dos cidadãos para o exercício do controle social dos recursos públicos, com atividades presenciais e a distância, incluindo instrução teórica e aulas práticas in loco nas áreas de saúde, educação e assistência social. Faz parte também do Olho Vivo no Dinheiro Público a criação e distribuição de questionários, cartilhas e manuais com informações sobre o exercício do controle social, inclusive abordando programas de governo específicos, como o Bolsa Família”, acrescentou Edilson.
Questionado sobre a participação popular no evento, Edilson Lima afirmou que a expectativa que se tem quando se realiza um evento como este, é que se tenha um grande público presente, em São Raimundo Nonato, por exemplo ele disse esperar pelo menos 100 pessoas, participaram uma média de 40, mas esteve bem representado pelos vários segmentos sociais, e estes serão multiplicadores dessas informações. Destacou.
Equipe de técnicos da CGU
Do Veja SRN – Alirio Ribeiro