No período de 16 a 18 de fevereiro, aconteceu o I Evento de Diversidade: Discutindo raça, gênero e etnicidade do Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí.
O evento contou com palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, exibição de documentários e apresentações étnico-culturais com abordagens sobre o combate ao machismo, racismo, lgbtfobia, misoginia, movimentos de resistência como o feminismo e os quilombos, questões ligadas a inclusão de pessoas com deficiências, debates sobre indígenas no Piauí, e África e o processo diásporico.
Contou também com a presença do doutor em Ciência Política, professor adjunto da Unilab, Ricardo Ossagô, que discutiu sobre a relação África e Brasil, construção de estereótipos e questões políticas envolvendo africanos e afro-brasileiros, além de outros palestrantes, ligados a Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), INCRA e militantes dos movimentos feminista, como Movimento Mulheres em Luta.
Além disso, foram realizadas oficinas de turbantes e capoeira e, ofertados minicursos pelo coordenador do curso de Gastronomia do Campus, Romero Furtano, e seus alunos, de comida afro-brasileira e nativo-brasileira.
O evento teve a coordenação geral da Técnica em Assuntos Educacionais, Jéssica Aguiar, e alcançou um público com mais de 200 pessoas, sendo alunos do IFPI/SRN, da Universidade Estadual do Piauí, da Univasf, professores e pesquisadores da região.