O Município de São Raimundo Nonato, saiu na frente, sendo o primeiro Município do Estado do Piauí a realizar o “I FORUM MUNICIPAL SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO” que teve como tema: “Descobrindo o Autismo, Construindo a Rede de Acolhimento à Pessoa com TEA”.
O Fórum foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 03 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de São Raimundo Nonato com a participação de agentes da Rede representadas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, além de sindicatos, Conselho Tutelar, pais e familiares de autistas.
A Primeira Dama e Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social Kátia Dias Guerra Ferreira, responsável pela realização deste fórum, falou do seu empenho na sua realização, que é de extrema importância para que as políticas públicas possam contemplar não só o autista como também sua família que na maioria das vezes sente dificuldades na hora de educar e como educar seus filhos autistas e o propósito deste fórum é buscar alternativas em rede para melhor atender este público, que ainda sofre com a exclusão social.
O Secretário de Saúde do Município Dr. Robson Aguiar Barreto, falou da importância deste fórum que vem consolidar as ações da Assistência Social em parceria com a Saúde do Município de São Raimundo Nonato no apoio às pessoas autistas.
“Confesso que diante das dificuldades financeiras que vive o nosso país e consequentemente o nosso município, no primeiro momento pensei em não enviar os profissionais da saúde para esta capacitação em Teresina, mas com a interferência da Primeira Dama Kátia Ferreira falando da importância nos convenceu a enviar dois profissionais do CAPS, mandamos Dra Lívia e a Dra Vléria Castro que voltaram desta capacitação com muitas informações e cheias de entusiasmo para trabalhar com este público. Uma das marcas das gestões de Avelar Ferreira e da Primeira Dama Kátia sempre foi a preocupação com as pessoas com deficiência, os idosos, as pessoas que vivem à margem da pobreza e esta é mais uma iniciativa da nossa incansável Primeira Dama”, ressaltou o Secretário de Saúde Dr. Robson Aguiar Barreto.
Na sua fala a Presidente do SINTE-PI, Professora Vanda Aragão, parabenizou a Primeira Dama Kátia Dias Guerra pelos relevantes serviços frente a Assistência Social. “Eu sou uma admiradora desta mulher que tudo que se propõe a fazer faz bem feito, prova disto são os inúmeros trabalhos realizados na sua gestão para com os menos favorecidos do nosso município”. Destacou Vanda Aragão.
A mesa redonda foi comandada pela Psicóloga Dra Valéria Castro da Saúde, a Professora Carmem Lúcia da Secretaria Municipal de Educação e Raquel da Assistência Social.
Aconteceram momentos de grandes emoções nos depoimentos de algumas mães falando do amor para com os seus filhos autistas, mas destacaram o sofrimento para lidar com o caso, pela falta de apoio, falta de conhecimento e a constante luta contra o preconceito. As mães exaltaram a iniciativa da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Kátia Dias Guerra Ferreira e a pediram que este fórum seja o primeiro passo de uma longa e continuada caminhada no apoio e ajuda na aplicação das ações de inclusão e ajuda na atenção aos autistas.
Fonte: Ascom PMSRN