A sanraimundese Thaís de Negreiros, de 18 anos, alcançou a nota de 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A maior pontuação do Piauí. a jovem ficou com média de geral de 808,4 pontos e foi aprovada em primeiro lugar para o curso de medicina, na Universidade Federal de Pernambuco (UNIVASF) por meio do Sisu 2021.
“Foram 2 anos de preparação. Entre 2019 e 2020 e o fator predominante foi a determinação. Desde criança eu sonhei com isso, com determinação lutei pra que a aprovação fosse possível”, explicou Thaís.
Se sentir segura, foi o que ajudou a jovem a melhorar nas disciplinas que tinha dificuldade. “Minha matéria preferida era Biologia e a que eu sentia mais dificuldade era Física. O que fiz para melhorar foi assistir mais aulas nas que eu sentia dificuldade, fazer questões e assistir vídeos de resolução de questões. Depois de repetir isso todas as vezes que achei necessárias, comecei a melhorar”, explica a futura médica.
Filha de professora e de bancário, ela conta que sempre sonhou em ser médica e que está muito feliz em realizar esse sonho.
“Fiquei muito feliz e emocionada ao ver meu sonho sendo realizado. Eu estudava durante todo dia, fazendo pausas necessárias. Resolvia questões de provas anteriores, praticava redações e assistia as aulas do cursinho online, de segunda à sábado. Estou muito feliz em estar realizando esse sonho, o contato com as pessoas e a possibilidade e responsabilidade de ajudá-las através da medicina me inspira”, conta.
Será a primeira vez que a jovem vai morar fora e longe dos pais. Ela afirma que as expectativas para essa nova fase são as melhores possíveis. “Minha expectativa é de que será totalmente diferente do que já vivi, com mais responsabilidades e oportunidades de aprendizados”, diz.
O pai da jovem, Raimundo Ribeiro Neves, diz que sempre acreditou no potencial da filha e que a família está muito orgulhosa com a aprovação.
“Estamos extremamente felizes e muito orgulhosos da nossa filha por ela ter dado mais um passo na realização desse sonho. Sempre acreditamos nela pois víamos, dia a dia, o esforço e a dedicação que ela tem aos estudos. Para muitos pode parecer sorte, mas para quem a conhece e acompanha de perto sabe que foi muito estudo e Deus em 1° lugar”, declarou pai da estudante.
E pra finalizar ela aconselhou quem não conseguiu o resultado esperado a não desistir e se dedicar. “A minha dica é se você tem um sonho, se esforce para realizá-lo. Treine o seu foco e disciplina para criar uma rotina de estudos que permita alcançar a tão sonhada aprovação. Não é um caminho fácil, serão dias difíceis, mas a determinação torna tudo possível e o resultado é lindo e gratificante”.