SANRAIMUNDENSE: Morre o advogado Dr. Antonio Dias aos 88 anos

Faleceu neste sábado (25), na cidade de Teresina, o histórico advogado Antônio Ribeiro Dias, notabilizado profissionalmente como Dr. Antônio Dias (foto de família).

O causídico ingressou nos quadros da OAB-PI em 1962, recebendo o número de ordem 405. Foi também procurador federal da Previdência Social. Era natural de São Raimundo Nonato-PI, casado com dona Marilia Dias, também falecida.
Segundo a nota de pesar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), “durante os mais de 50 anos em que contribuiu com o bom nome da advocacia, Antonio Ribeiro Dias deixa aos seus pares seu exemplo de dedicação e amor à profissão”. Além de advogado militante, deteve ao longo de muito tempo extrema influência profissional na região norte do Brasil.
3051_27062016102335
O advogado luzilandense Miguel Dias Pinheiro foi um dos que tiveram a oportunidade e a honra de trabalhar profissionalmente ao lado do renomado Antônio Dias. E testemunhou esse exemplo de dedicação e amor à profissão do falecido advogado ressaltado pela nota de pesar da OAB.
“Foi uma história ao lado de um homem que aprendi a amar e defender. Cheguei para trabalhar no escritório do Dr. Antônio Dias ainda estudante. Com o tempo, conquistei sua confiança. Tanto que apenas ele e suas duas secretárias, Socorro e Ivanilza, o advogado Lula Ferreira e eu tinham as chaves do escritório. Banca Jurídica grande que chegou a ter de seis a oito advogados, na época, além de estagiários. Quando me formei, organizei toda a biblioteca dele aplicando os critérios da metodologia científica. Sabia de cor até a posição dos livros na imensa estante, que comportava aproximadamente 1.000 exemplares, entre compêndios profissionais e científicos. Foi um dos primeiros advogados no Piauí a dispor das coleções completas de Clóvis Beviláqua, no Direito Civil, e de Nelson Hungria, no Direito Penal. Trabalhei com o Dr. Antônio Dias até pouco antes dele se aposentar e ficar enfermo. Foi gratificante, além da aprendizagem. Desde jovem, dois advogados que aprendi a admirar e respeitar: Dr. Antônio Dias e Dr. Renato Bacellar” – disse emocionado o advogado e procurador Miguel Dias Pinheiro.
“Conheci o Piauí inteiro e boa parte do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia advogando ao lado do Dr. Antônio Dias. Confesso, foi um “pai profissional” para mim. Foram tantos os acontecimentos jurídico-profissionais ao lado dele que chego a me emocionar. Em que pese os atropelos inerentes à profissão, as conquistas foram bem maiores e melhores. Além de um bom amigo e colega de profissão, reclamava pouco e era muito humilde, pessoal e profissionalmente. Gostava de trabalhar em conjunto. Cada um dando sua opinião nas defesas no Judiciário. Fiquei triste com a morte do colega agregador e acolhedor Dr. Antônio Dias. Agora, o que me resta, então, é dizer: ‘Adeus, amigo! Um dia vamos nos encontrar nos tribunais celestiais! Com a palavra, a defesa!'” – concluiu o advogado Miguel Dias.
O velório aconteceu na sede da OAB-PI e o sepultamento às 20 horas deste sábado, no Cemitério São Judas Tadeu, em Teresina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo