Com o intuito de diminuir o tempo resposta nos atendimentos realizados e melhorar a operacionalização, o Serviço Móvel de Urgência – SAMU de São Raimundo Nonato implantou uma nova ferramenta de comunicação.
Agora, a comunicação é realizada em tempo real através de um sistema online via tablet entre a Central de Regulação em Teresina e a base do SAMU de São Raimundo Nonato.
Antes, essa comunicação era realizada via rádio comunicador ou telefone, mas interferências externas, como a qualidade da transmissão representavam obstáculos para o contato ideal.
A gestão do serviço com o uso do sistema via tablet, visa uma melhor organização e agilidade na identificação do local da ocorrência, no envio dos dados de sinais vitais e horários das ocorrências diretamente no sistema da central estadual, criação instantânea de estatísticas e mais segurança para profissionais e pacientes, já que todos os dados estarão armazenados em um servidor para futuras consultas, caso precise.
Prezamos pela eficácia e qualidade do trabalho desenvolvido pelo SAMU-SRN e sempre temos buscado meios para melhorar o tempo resposta nos atendimentos de urgência e emergência. Agora temos uma Central que nos oferece maior suporte e melhor comunicação, explica o Coordenador do SAMU-SRN, Rodrigo Oliveira.
O projeto piloto está sendo implantado no município pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI.